Educação deodorense leva saber e criatividade à FLIMAR

A 1ª Festa Literária de Marechal Deodoro (FLIMAR) está movimentando todos os órgãos do município parta que o evento, que fará parte do calendário literário nacional, alcance o sucesso planejado pela organização. A secretária de Educação de Marechal Deodoro – SEMED, Flávia Souza, ao destacar a magnitude da FLIMAR ressaltou que a Secretaria de educação envidou todos os esforços para colaborar com a vivacidade desta festa literária. “não poderíamos deixar nossos alunos à margem desse momento ímpar para a comunidade deodorense, a escola é um espaço de desenvolvimento, de interação, cujos valores básicos à democracia e à cidadania precisam fazer parte do seu cotidiano e nada melhor do que a inserção do conhecimento à pluralidade cultural para consolidação da formação cidadã. Precisamos resgatar o gosto pela leitura, pela literatura, pela valorização da cultura popular. Alagoas é o berço de grandes nomes e muitos deles são deodorenses, isso deve ser motivo de constante orgulho. Nesse sentido a equipe pedagógica da SEMED contagiou diretores, coordenadores pedagógicos e professores das nossas 27 unidades de ensino, que entusiasmados envolveram toda comunidade escolar, mas principalmente o alunado na magia cultural. Nos dia 02 e 03 de setembro a educação de Marechal Deodoro ficará embevecida com grandes nomes da literatura local, nacional e até internacional. Serão mais de onze mil crianças e jovens participando ativamente da FLIMAR, disse a secretária”. Visando abrilhantar e participar ativamente da FLIMAR, as redes municipal, estadual e federal de ensino, disponibilizaram a estrutura de seis escolas (Instituto Federal de Alagoas, Escola Estadual Rosa da Fonseca, Escola Municipal Petronila de Gouveia, Escola Municipal Vila Altina, Escola Municipal Joviniano Rodas e Escola Municipal Edival Lemos) que serão pólos de palestras destinadas ao alunado dos 6º ao 9º anos. Mais de 3.000 alunos das séries iniciais do ensino fundamental participarão das atividades culturais que estarão centralizadas na Praça do Largo da Matriz e os alunos da educação infantil terão uma programação especial que ocorrerá nos Núcleos de Educação Infantil, com contação de histórias e outras atividades. Outro ponto de destaque da FLIMAR, na área de educação, ocorrerá com o Lançamento do Concurso Literário Arriete Vilela, homenageando em vida a escritora deodorense; e para marcar o centenário aureliano, o tema do Concurso é “Aurélio: O Homem Que Virou Dicionário”. O Concurso tem por objetivo envolver o aluno da rede pública municipal de ensino levando-o a conhecer e reconhecer com detalhes a importância do legado do “Caçador de Palavras” para nós, alagoanos, e para os demais falantes da Língua Portuguesa.