Prefeitura e comerciantes vão fazer mutirão de limpeza na praia do Francês

A iniciativa de três comerciantes, que atuam voluntariamente na limpeza da praia do Francês, irá contar irrestritamente com a participação da Prefeitura de Marechal Deodoro, através da Secretaria do Meio Ambiente. Após reunião realizada ao ar livre, entre os comerciantes, o secretário Erikson Melo e a bióloga Girleyne Mota, ficou definido para a próxima semana um mutirão de limpeza, que tem como principal finalidade a conscientização dos comerciantes locais, acerca da necessidade do recolhimento do lixo naquela localidade. “É muito importante quando os próprios comerciantes se posicionam com uma ideia maravilhosa como essa. Estamos com três comerciantes engajados nesse trabalho voluntário, mas o objetivo, agora, é atingirmos centenas deles, que comercializam seus produtos na praia”, disse o secretário Erikson Melo. A goiana Thelma Ferreira é proprietária do artesanato Luz do Sol. Antes de fixar residência na praia do Francês, passou mais de dez anos nos Estados Unidos. “Lá a conscientização das pessoas em relação à limpeza é grande. Existem contêiner onde as pessoas colocam os resíduos. Aqui a situação é bem diferente. Apesar dos recipientes colocados pelo município e das inúmeras campanhas de conscientização, as pessoas continuam jogando lixo na rua. Por isso eu, minha irmã Suely Ferreira e meu cunhado Mauro Berindele, que também possuem comércio aqui na praia, saímos todos os dias e durante a caminhada, de posse de sacos plásticos, recolhemos toda sujeira encontrada. A pessoas que sobrevivem do comercio aqui na praia também deveriam fazer a mesma coisa. Estamos fazendo a nossa parte, diariamente”, disse Telma Ferreira. Preservação ambiental Suely Ferreira, também comerciante de artesanato, reside no Francês há 24 anos. “Só agora estamos vendo o interesse de um chefe do executivo querendo proporcionar melhoria na praia, que é considerada uma das mais belas do País. Por isso decidimos nos reunir para dar esse exemplo de cidadania, no que diz respeito à limpeza ambiental da praia do Francês. Nossa preocupação maior é com as centenas de garrafas Peti e a mortandade das tartarugas, muitas delas vitimas das últimas chuvas. Estamos nós três realizando esse trabalho de limpeza e, agora, já podemos contar com essa parceria da Prefeitura, no que visa a inclusão de mais pessoas. Tenho certeza que juntos o resultado será muito melhor. Essa pavimentação em asfalto no Francês melhorou muito o acesso e os turistas comentam positivamente. Como comerciante e moradora posso confirmar que o município está fazendo sua parte. Todos os dias os garis fazem a limpeza, mas precisamos da ação dos próprios comerciantes”, disse Suely. Ações imediatas Ficou acordado entre os participantes uma nova reunião, que acontecerá às 9 horas desta sexta-feira, quando será definido o início das ações, que deverão contar com a participação de mergulhadores voluntário no projeto “Praia Limpa”. Por sua vez o secretário Erikson Melo já garantiu 500 sacos plásticos, que deverão ser utilizados na coleta do lixo. Para Mauro Beridell é preciso mudar a mentalidade das pessoas, no que diz respeito à educação ambiental. “Estamos nos propondo a realizar palestras nas escolas para mostrar a importância da preservação ambiental”, afirmou o comerciante.