Braskem anuncia oficialmente investimento aproximado de R$ 1 bilhão em nova fábrica

O prefeito Cristiano Matheus participou nesta segunda-feira da cerimônia oficial, no Palácio República dos Palmares, onde o presidente da Braskem, Bernardo Gradin, anunciou a construção de mais uma unidade fabril da petroquímica no Estado de Alagoas. Um investimento aproximado de R$ 1 bilhão. O novo empreendimento vem somar ao avanço ocorrido na atração de 12 novas unidades fabris da Cadeia Produtiva da Química e do Plástico (CPQP). A Braskem, que ocupa hoje uma posição de destaque entre as principais petroquímicas do mundo, desenvolve em parceria com o governo do Estado e diversos entes da sociedade, e especial do setor produtivo, ações de fortalecimento da indústria da cadeia produtiva. Gradin justificou a escolha por Alagoas para a instalação da nova planta de PVC afirmando que “Alagoas respira hoje um outro ambiente de negócios e há um forte empenho na consolidação da cadeia produtiva”. Com esse investimento, a produção de PVC no Estado irá dobrar. Hoje, a unidade de PVC (Marechal Deodoro) é responsável pela produção de 260 mil toneladas ao ano, e a unidade de Cloro-Soda (Pontal da Barra) produz 400 mil toneladas anuais. Após citar essas conquistas, Gradin destacou a postura do governador Teotonio Vilela Filho em se prontificar no atendimento aos empresários interessados em se instalar em Alagoas. Para o governador de Alagoas, a vinda de mais um grande empreendimento para o Estado é comemorada com muita alegria, já que representa a solução de muitos desafios sociais, como saúde, educação e segurança, pois são as empresas que produzem emprego, renda, riquezas. Teotonio lembrou que, na década de 70, Alagoas viveu um grande crescimento econômico, porém, após essa época passou anos estagnada. Dentre as conquistas de destaque, o governador citou o estaleiro Eisa Alagoas, responsável sozinho pela geração de 10 mil empregos diretos, e a Mineração Vale Verde, implantada no Agreste alagoano para a extração de minerais – cobre, ferro e ouro – e que representa um investimento total de R$ 1 bilhão. “Alagoas é um Estado tão necessitado que depositei e deposito grande esforço na atração desses novos empreendimentos, como ocorreu em 2007 e 2009, na participação de Alagoas na Brasilplast (maior feira do segmento no país) onde os próprios empresários verificaram que Alagoas vive um novo cenário”, disse o governador. O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística e presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (Conedes), Luiz Otavio Gomes, lembrou que desde o início de 2007 o governador solicitou diálogo e parceria com a Braskem, que exerce a função de empresa âncora do segmento, “fundamental para a retomada da industrialização de Alagoas”. Numa demonstração de apoio ao desenvolvimento do Estado, o Governo de Alagoas adquiriu cerca de um milhão de m² de área no Polo Multifabril José Aprígio Vilela, já que pertencia à Cinal – empresa do grupo Odebrecht – e, assim, pode conceder o incentivo locacional às novas empresas. “Essa nova planta de PVC representa a duplicação de produção, de emprego, de impostos. As unidades de Alagoas vão fornecer para o Brasil e para o mundo, e chega num momento em que o Estado alagoano está acordando para o desenvolvimento”, comemora o presidente da Federação das Indústrias de Alagoas, José Carlos Lyra. O secretário-chefe do Gabinete Civil do Estado, Álvaro Antônio Machado, também compareceu à solenidade e destacou o esforço feito por parte do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social, de mãos dadas ao governo do Estado para concretizar a obra. “O Conedes e o governo do Estado não descansaram um minuto antes de concretizar este feito para Alagoas. Hoje o nosso Estado passa credibilidade e confiabilidade para o mercado brasileiro e nós sabemos que os desafios são muitos, mas o caminho já está sendo trilhado da melhor maneira”, destacou Álvaro Machado. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, como a presidente do Tribunal de Justiça, Elizabete Carvalho; promotor geral do Ministério Público Estadual, Eduardo Tavares; presidente do Tribunal de Contas de Alagoas, Isnaldo Bulhões; presidente da Assembleia Legislativa, Fernando Toledo; senador da República João Tenório; deputados federais Benedito de Lira e Carimbão, e o prefeito de Marechal Deodoro, Cristiano Mateus.