Secretaria do Meio Ambiente e Instituto Salsa de Praia implantam o disk denúncia

O trabalho em conjunto da Secretaria do Meio Ambiente de Marechal Deodoro e o Instituto Salsa de Praia tem contribuído muito para a preservação da natureza e de animais, alguns deles, ameaçados de extinção. Mesmo com toda preocupação e as ações desenvolvidas, as equipes do secretário Erikson Melo e da presidente do instituto, Aliete Bezerra, não conseguiram evitar a ação de pessoas que insistem em desrespeitar as leis ambientais. Para inibir ainda mais a ação dessas pessoas a Secretaria do Meio Ambiente e o Instituto Salsa de Praia vão disponibilizar o disk denúncia, justamente para evitar que animais silvestres sejam vítimas fatais das queimadas e outras ações. Um outro problema enfrentado pelos defensores da preservação ambiental tem sido a presença de quadricículos na praia do Francês, onde já foram colocados anúncios proibindo a circulação desses veículos. Quando esteve no município o superintendente da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Anivaldo Miranda, destacou o trabalho realizado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e do Instituto Salsa, no empenho realizado para impedir a degradação ambiental. ”Estamos colocando os números 8878-1351 para que as pessoas façam suas denúncias no que diz respeito ao achado desses animais, para que possamos, com o apoio da Guarda Municipal, devolver esses animais que estão ameaçados de extinção, ao pouco que resta da Mata Atlântica, que é o seu verdadeiro habitat”, disse Miranda. Tartarugas “Amparado pela lei de proteção ambiental vamos agir com rigor contra essas pessoas que estão colocando em risco a proteção ambiental. No inicio do mês devolvemos um Urutau à Mata Atlântica. Estamos, também, combatendo a destruição dos ninhos de tartarugas. Destruir ninhos ou apanhar ovos de tartarugas é crime ambiental sujeito às penalidades previstas na lei federal nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. Ao conduzir o seu veículo motorizado pela areia na praia você está causando um grande prejuízo ambiental. Veículos motorizados compactam os ninhos, as tartarugas não conseguem sair, isso quando não destroem os ovos. As marcas deixadas pelos pneus são buracos profundos que impedem que os filhotes de tartarugas consigam chegar ao mar”, advertiu o secretário do Meio Ambiente, Erikson Melo.