Secretaria de Saúde realiza mutirão de combate à dengue no Francês

A Secretaria Municipal de Saúde de Marechal Deodoro realizou, no sábado, mutirão de combate à dengue no povoado Francês. A equipe, coordenada diretamente pelo secretário Sival Clemente foi composta por técnicos da Diretoria Municipal de Vigilância em Saúde, agentes de Endemias e agentes comunitários de saúde. Houve também a participação de lideranças da comunidade. A ação teve como objetivo sensilibilzar a comunidade para as ações diárias de combate à dengue, em especial os cuidados que cada cidadão deve tomar para evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença. Durante as atividades os agentes realizaram vistorias nas residências e imóveis à procura de materiais que possam acumular água e virar criadouro do mosquito Aedes Aegypti. Também fizeram tratamento de focos encontrados, orientaram sobre o descarte de potenciais criadouros do mosquito e passaram orientações aos moradores de como evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, além da distribuição de material informativo sobre a prevenção da dengue. Também foram realizadas visitas em condomínios, com o objetivo de garantir o acesso dos agentes às residências fechadas. No caso dos proprietários que residem foram do Francês os mesmos serão contactados para agendamento de visitas. A grande preocupação da Secretaria Municipal de Saúde, em relação ao Francês, é o grande número de residências e imóveis fechados, que têm prejudicado o trabalho de campo diário dos agentes de endemias. Este fato chama a atenção e preocupa porque impede o tratamento de 100% dos focos do mosquito aedes aegypti. Tem casos de residências há mais de seis meses fechadas. Certamente as águas paradas acumuladas em diversos depósitos de seus interiores transformam-se em criadouros do mosquito. No povoado Francês foram realizados quatro ciclos de trabalho em 2009 e um ciclo em 2010. Cada ciclo consiste de atividades de levantamento de índice de infestação e tratamento dos focos encontrados. A média de pendência dos imóveis e residências fechadas é de 23%. Quanto aos casos de dengue no Francês, até o momento, foram notificados 18 casos suspeitos da doença. Destes, oito foram confirmados, quatro descartados e seis estão em investigação. A proliferação da dengue pode ser evitada com a adoção de medidas simples, como evitar o acúmulo de água limpa em locais destampados. Também deve ser evitado o cultivo de plantas aquáticas e a permanência de caixas de água descobertas e de vasilhames e pneus nos quintais e terrenos baldios, já que esses locais são mais suscetíveis para a proliferação do mosquito transmissor da dengue. O secretário de Saúde alerta que não basta somente o trabalho dos agentes de endemias, o mais importante é a conscientização da comunidade para acabar com os criadouros do mosquito.