Igreja Católica deodorense inicia preparativos para os festejos religiosos da Semana Santa

A igreja católica em Marechal Deodoro está iniciando os preparativos para as comemorações religiosas da Semana Santa, que começa neste domingo, dia 28, e vai até o dia 4 de abril, quando será celebrada, às 19 horas, a Santa Missa da Páscoa do Senhor, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. A informação foi confirmada pelo padre Lucas Xisto Vilela. A Semana Santa é um período de penitência, onde se faz o jejum dos olhos. “Na verdade são dois dias de jejum. O primeiro, na quarta-feira de cinzas, e o segundo no domingo de Ramos. Mas como o município existe há mais de 300 anos, as pessoas religiosas ainda mantêm a tradição e jejuam durante toda semana. Segundo o padre Lucas é costume antigo na Igreja, a partir do 5º domingo da Quaresma – também chamado de Primeiro Domingo da Paixão, na forma extraordinária do Rito Romano, (sendo na verdade o Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, (o Segundo Domingo da Paixão) – cobrir com o pano roxo as cruzes, quadros e imagens sacras. As cruzes ficam cobertas até o final da liturgia da Sexta-feira Santa; os quadros e demais imagens ficam cobertas até a celebração da noite de Páscoa. “O sentido profundo desse ato de cobrir as imagens sacras fundamenta-se no luto pelo sofrimento de Cristo Nosso Senhor, levando os fiéis a refletir, ao contemplar esses objetos sagrados cobertos de roxo, que simboliza a tristeza, a dor e a penitência. O ápice do despojamento ocorre após a Missa da Ceia do Senhor, quinta-feira, quando retiramos as toalhas do altar. A cruz coberta lembra-nos a humilhação de nosso Senhor Jesus Cristo, que teve de ocultar-se para não ser apedrejado pelos judeus, como nos relata o Evangelho segundo São João”, explicou o padre. Programação Domingo, 28 Às 18h30 – início da Celebração do Domingo de Ramos, com a Bênção dos Ramos na Igreja de Santa Maria Madalena (Convento); em seguida será realizada a Procissão do Triunfo, com destino à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, dando continuidade a Celebração Eucarística. Segunda-feira, 29 Às 19 horas – Procissão do Depósito de Nossa Senhora das Dores; saindo da Igreja da Matriz, com destino a Igreja de Nossa Senhora do Carmo. Em seguida, Meditação das Sete Dores de Nossa Senhora. Terça-feira, 30 Às 19 horas – Procissão do Depósito de Nosso Senhor dos Passos, saindo da Igreja da Matriz, com destino à Igreja de Nossa Senhora do Rosário, quando acontecerá a Celebração Penitencial. Quarta-feira, 31 Às 16 horas – Santa Missa da Unção na Igreja Matriz e às 19 horas, Ofício de Trevas, também na Igreja Matriz. Quinta-feira, 01 Às 19 horas – Santa Missa da Ceia do Senhor, com o Lava-Pés na Igreja Matriz. Às 20h30, Transladação do Santíssimo Sacramento, seguida de Adoração até a zero hora. Sexta-feira, 02 Às 5 da manhã – Via-Sacra pelas ruas da cidade com a procissão do Encontro, saindo da Matriz. Às 15 horas, celebração da Paixão do Senhor na Igreja Matriz. Às 17 horas, Meditação das Sete Palavras de Cristo na Cruz e às 17h30, Descendimento da Cruz e procissão do Senhor morto pelas ruas da cidade. Sábado, 03 Às 22 horas, início da Vigília Pascal com a Benção do Fogo Novo, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, Procissão do Círio Pascal com destino à Matriz, dando continuidade à Vigília Pascal. Domingo, 04 Às 5 da manhã, Procissão do Senhor Ressuscitado, saindo da igreja de Nossa Senhora do Carmo, com destino à Matriz. Em seguida, Missa solene da Páscoa do Senhor. Às 19 horas, encerrando as festividades, acontecerá a Santa Missa da Páscoa do Senhor, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição.