Marechal ganha prêmio pelo recolhimento de armas de brinquedo nas escolas

O ano de 2010, em Marechal Deodoro, começará com uma extensa campanha pela paz nas ruas, junto à comunidade, e nas escolas públicas do município. Para a secretária de Educação deodorense, Iolanda Gomes de Alcântara, o excelente resultado na campanha deste ano, na rede municipal de ensino, foi reconhecido pela Secretaria Estadual da Educação. Nesta quarta-feira a secretária representou o prefeito Cristiano Matheus durante a solenidade de entrega de uma placa em reconhecimento ao trabalho desenvolvido em Marechal Deodoro. A secretária destacou o empenho da direção da Escola João Batista de Vasconcelos, por ser a primeira no município a recolher o maior número de armas de brinquedo entre os alunos. O material recolhido foi trocado por revistas em quadrinhos. “Foi uma grande conquista para nós. Essa escola fica numa área considerada de alto risco e onde se concentra o maior número de assassinatos envolvendo adolescentes, a maioria envolvidos com drogas”, destacou a secretária. A Escola João Batista de Vasconcelos fica localizada na localidade Gravatí, uma comunidade carente, onde as crianças estão acostumadas a verem armas de verdade e, pela falta de orientação dos pais, recebem armas de brinquedo como presente. “As crianças espontaneamente atenderam ao programa, instituído pelo Estado, através da Coordenação Geral do Projeto Desarmamento. Foi gratificante acompanhar as crianças trocando as armas de brinquedo por revistinhas em quadrinhos, o que nos deu a 3ª colocação entre os municípios do Estado. Essa mudança de mentalidade entre os alunos da 1ª a 5ª série foi muito importante para o município, principalmente porque são crianças que convivem diariamente com a violência, mas revolveram trocar suas armas de brinquedo por revistinhas”, destacou a secretária. Números Segundo a secretária Iolanda Gomes só na Escola João Batista de Vasconcelos foram recolhidas mais de duzentas armas de brinquedos. “Estamos concluindo um projeto para ser colocado em prática já em 2010. O prefeito Cristiano Matheus já determinou todo empenho nessa campanha para que o novo ano seja bem diferente e com queda drástica no número de homicídios. Vamos às ruas para pedir paz nas escolas. Também vamos atingir todas as comunidades, porque é dever do município educar e orientar os estudantes e seus familiares não só sobre a importância do desarmamento, como também os riscos para quem está envolvido com a droga”, disse Iolanda Gomes.