Saúde terá mais 240 mil reais em verba

O recente encontro entre o Prefeito de Marechal Deodoro, Cristiano Matheus, e o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, resultou em mais verbas para serem aplicadas no setor de saúde do município. A reunião aconteceu em Maceió, onde o Ministro também se encontrou com o prefeito da capital alagoana.
Além de Cristiano Matheus, também participaram do encontro, o vice-Prefreito Doutor Petrúcio Fifi, o secretário adjunto de saúde, José Sival Clemente da Silva. O Ministro Temporão se aproximou das autoridades de Marechal Deodoro dizendo: "Amigos, tenho boas notícias para vocês". Ele se referia ao recente pedido que o Prefeito Cristiano e o vice Petrúcio Fifi, fizeram em Brasília, quando tiveram outro encontro com o ministro.
A boa notícia à que o ministro se referia era que a cidade de Marechal Deodoro havia sido beneficiada com a portaria 1.489 do último dia três de julho. Ou seja, a cada oito Núcleo de Saúde Familiar, será implantado um centro de apoio. O Governo Federal fará o repasse mensal para contratação de profissionais da área de saúde. Nos próximos 12 meses, Marechal Deodoro irá receber R$ 240 mil para implantar o sistema.
Para o secretário de saúde e vice-Prefeito, Doutor Petrúcio Fifi, a implantação de um centro de apoio para cada oito NSFs é muito importante. "Porque cada região terá seu nutricionista, psicólogo, psiquiatra… E assim por diante. Para a saúde isto é um avanço", avalia o secretário.
Cristiano Matheus lembra que o anúncio da verba não é apenas uma promessa. "É uma portaria. Como se fosse lei. É um pedido que nós fizemos em Brasília, que o Ministro nos atendeu. Porque agora todos sabem que a Prefeitura de Marechal Deodoro investe o dinheiro das verbas com seriedade", explicou o Prefeito.
Com a portaria do MInistério da Saúde, a Prefeitura de Marechal Deodoro deverá contratar nutricionista, psicólogo, psiquiatra, terapeuta ocupacional, professor de educação física, famacêutico, fisioterapeuta e fonoaudiólogo.