22 / 03 / 18

Secretarias de Meio Ambiente e Saúde realizam ciclos de palestras nas escolas do município

O bate-papo começaram no início de março e segue até o começo de abril. As palestras são realizadas pela manhã e tarde e acontecem ao menos duas vezes na semana.

Texto: Sthefane Ferreira / Fotos: Wellington Alves

Com o intuito de sensibilizar e conscientizar os alunos da rede municipal sobre a importância e necessidade de cuidar do ecossistema, a Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e do Programa Saúde nas Escolas, da Secretaria de Saúde, estão realizando ciclos de palestras nas escolas municipais sobre Meio Ambiente e prevenção de doenças, a exemplo de temáticas como dengue. Nesta quarta-feira (21) foi a vez da Escola Professora Lucas, na Malhadas.

As palestras começaram no início de março e segue até o começo de abril. São realizadas pela manhã e tarde e acontecem ao menos duas vezes na semana. Um dos principais objetivos é mostrar para os alunos a importância da água, as consequências dos maus cuidados, e que sem a coleta seletiva nos níveis de resíduos sólidos, secos e molhados, o ecossistema entrará em colapso.

Além disso, as palestras são realizadas pelos técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que fazem uma dinâmica combinada com a direção escolar. As palestras podem ser feitas em sala de aulas com grupos de alunos, no pátio ou tendo auxilio de professores e funcionários da escola para junção de turmas.

Todas as escolas devem providenciar lixeiros, tonéis, latões ou qualquer recipiente em que possam ser depositados os resíduos secos e molhados. Esses recipientes devem estar centrados em um local visível para todos os alunos e funcionários da escola.

Aproveitando a oportunidade, as equipes do Programa de Saúde da Escola iniciam nesta quinta-feira (22), na Escola Municipal Joviniano de Almeida Rodas, no Barro Vermelho, um conjunto de palestras sobre a dengue, tendo como foco a promoção e prevenção do ciclo de reprodução do mosquito e os cuidados que se deve ter com a doença, prevenção e tratamento.