VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE É PRORROGADA EM MARECHAL DEODORO

Gripe1

A Prefeitura Municipal de Marechal Deodoro, através da Secretaria de Saúde e por meio da Coordenação de Vigilância Epidemiológica prorrogou até o próximo dia 5 de junho, a campanha de vacinação contra gripe no município. Em Marechal Deodoro, a vacina continua disponível em todas as unidades básicas de saúde, das 7h00 até às 16h00.

Podem tomar a vacina bebês a partir dos seis meses e crianças menores de cinco anos de idade, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias), indígenas, funcionários do sistema prisional e a população privada de liberdade, além das pessoas diagnosticadas com doenças crônicas e os profissionais de saúde.

Até esta quinta-feira, dia 28/05, 67,20% do grupo de risco foram imunizados, destes estão incluídos 67,4% de crianças, 63,88% de trabalhadores da saúde, 62,16% de gestantes, 59,22% de puérperas e 67,20% de idosos no município. A meta é imunizar pelo menos 80% do total do grupo de risco da campanha.

A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

Quem apresentou algum quadro em que houve ocorrência de febre nos últimos dias deve informar a condição antes de ser imunizado ao responsável pela sala de vacina.

Para ser imunizada, a pessoa tem de ir até a unidade de saúde mais próxima de casa, portando documentos pessoais e caderneta de vacinação.

por Luciano Pinto

(supervisão de Carlos Roberts – jornalista)