SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA ATUALIZAÇÃO EM REDE DE FRIO E SALA DE VACINA

Com o intuito de capacitar ainda mais os profissionais de saúde, evitar perda dos insumos e aperfeiçoar o atendimento foi realizada nos dias 13 e 14 deste mês uma capacitação para enfermeiros e técnicos de enfermagem das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Centro de Especialidades Prof. Estácio de Lima, sobre Sala de Vacinação e Rede de Frios. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Diretoria de Vigilância da Saúde (DVS) /Coordenação de Vigilância Epidemiológica (CVE) em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde/Coordenadoria Estadual de Imunização em conjunto com o Programa Nacional de Imunizações (PNI), garantindo assim mais qualidade no atendimento ao usuário que procura a Sala de Vacina em Marechal Deodoro.

A Programação que teve como facilitadoras a Enfermeira Denise Castro, Coordenadora Estadual de Imunização em conjunto com o Programa Nacional de Imunizações (PNI), e enfermeira Zirlene Costa, técnica da Coordenação Estadual de Imunização, abordou os seguintes temas: PNI – Programa Nacional de Imunização; Sistema Imunológico; Cadeia Epidemiológica; Calendário básico de Vacinação; Efeitos Adversos; Contra Indicações; Estruturando uma sala de vacina; Situações de Emergência; Conservação dos Imunobiológicos; Controle de temperatura; Inutilização dos imunobiológicos; Arquivos da Sala de Vacina e Triagem.

A Coordenadora Municipal da Vigilância Epidemiológica (NEP), Carolina Soares, destacou a importância da atualização dos profissionais que atuam nas salas de vacina. “Os aspectos operacionais em sala de vacinas merecem uma atenção especial por parte dos profissionais de saúde, pois tratam de medidas essenciais para a aplicação de um imunobiológico. A enfermagem exerce um importante papel no tocante às imunizações por monitorar todos os aspectos técnicos e operacionais na sala de vacinas, por isso a necessidade da atualização de conhecimento”, afirmou.