26 / 06 / 13

SECRETARIA DE SAÚDE ALERTA SOBRE O DIABETES

26 DE JUNHO: DIA NACIONAL DO DIABETES

O diabetes mata uma pessoa a cada 8 segundos e afeta 10% da população adulta do planeta. Os dados da Federação Internacional de Diabetes e da Organização Mundial da Saúde (OMS) comprovam ainda mais a gravidade desta doença. Neste dia 26 de junho de 2012, Dia Nacional do Diabetes, o Brasil tem a chance de ampliar os seus conhecimentos sobre o que é diabetes, quais os sintomas e como tratar este mal silencioso.

três tipos de diabetes. São eles:

Diabetes tipo 1: está relacionado à baixa produção de insulina do pâncreas, já que as suas células sofrem de destruição autoimune. Os portadores de diabetes tipo 1 precisam de injeções diárias de insulina para manterem a glicose no sangue em valores normais. Ocorre com mais frequência em crianças, adolescentes ou adultos jovens;

Tipo 2: o tipo 2 corresponde a 90% dos casos de diabetes e é mais comum em pessoas obesas com mais de 40 anos de idade. Neste caso, há a presença de insulina, mas a sua ação é dificultada pela obesidade. Na maioria das vezes, ela permanece por muitos anos sem diagnóstico e sem tratamento, o que facilita a ocorrência de suas complicações no coração e no cérebro;

Gestacional: este tipo ocorre com a presença de glicose elevada no sangue durante a gravidez. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, a glicose no sangue se normaliza após o parto. As mulheres que sofreram este tipo de diabetes têm chances maiores de desenvolver o diabetes tipo 2.

Sintomas do diabetes

De acordo com Rodrigo Siqueira, endocrinologista da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, os sintomas do diabetes são: aumento da fome, aumento da sede, aumento da frequência da micção, visão turva, câimbras, cansaço, dormência nas pernas, dificuldade de cicatrização e perda de peso.

Riscos do diabetes

O diabetes mal controlado pode gerar cegueira, amputação (especialmente de membros inferiores), aumento do risco de infarto cardíaco e derrame, insuficiência renal e impotência sexual. Para o endocrinologista Rodrigo Siqueira, uma forma de prevenção da doença é manter o peso dentro da normalidade e a prática de atividade física regularmente.

Entre as formas de tratamento do diabetes estão a prática de exercícios, dieta e o uso de medicações orais ou injetáveis.

Fonte: (Sociedade Brasileira de Diabetes)