SAÚDE REALIZA SEMANA MUNDIAL DE ALEITAMENTO MATERNO

foto: ilustração

A Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza no período de 1 a 7 de agosto a Semana Mundial de Aleitamento Materno 2015, que esse ano tem como tema “Amamentar e Trabalhar – podemos conseguir”! Na programação constam diversas atividades, como reuniões, capacitações, panfletagens, rodas de conversa com os profissionais das Equipes de Saúde da Família – ESF e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, e uma palestra com a participação da Drª. Andréa Pinheiro, atualmente, coordenadora do Banco de Leite da Maternidade Escola Santa Mônica, que será realizada, na próxima segunda feira (03/08), a partir das 13h00, no auditório da Casa de Câmara e Cadeia.

Para a Enfª. Magda Lucena, Dir. de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde, A Semana Mundial de Aleitamento Materno é considerada um veículo de promoção, proteção e incentivo ao aleitamento materno, tendo como objetivo incentivar a amamentação, por parte das mães, e melhorias das condições de trabalho da mulher trabalhadora que amamenta na própria instituição e foi com esse objetivo que a Secretaria de Saúde preparou uma programação especial para esse ano. “Dados revelam que o trabalho fora de casa dificulta ou leva a interrupção da amamentação. Mães, que voltam ao trabalho, deixam de amamentar, mesmo recebendo todos os benefícios trabalhistas,  a maior parte delas desmamava antes de voltar ao trabalho. No entanto, é possível conciliar vida profissional e amamentação, desde que a mãe esteja conscientizada quanto à importância da amamentação e o local de trabalho faça a sua parte. E é com esse foco estamos com uma programação especial para o evento”, ressaltou Magda.

(por Luciano Pinto – supervisão de Carlos Roberts – jornalista)