SAÚDE FARÁ A “I HORA DO MAMAÇO” EM MARECHAL DEODORO

foto: ilustração

Amamentar em público ou no ambiente de trabalho ainda são tabus que atrapalham o aleitamento materno, durante e após os seis primeiros meses de vida da criança. Para tentar desmistificar esse tipo de preconceito e chamar a atenção para a importância da amamentação, a Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará a “I Hora do Mamaço”. A ação faz parte das atividades da “Semana Mundial de Aleitamento Materno” em Marechal Deodoro, que tem como slogan “Amamentar e Trabalhar – podemos conseguir”, e acontece na próxima segunda feira (31), a partir das 15h00, com dezenas de mulheres/ mães reunidas no Trevo do Francês para amamentarem seus filhos.Todas elas serão acolhidas com música e brindes. Em seguida, poderão tirar suas dúvidas sobre amamentação.

O Prefeito Cristiano Matheus, frisou a importância dessa mobilização em Marechal Deodoro, pois para ele é possível amamentar e trabalhar, “A ideia é chamar a atenção sobre a importância da amamentação e como podemos apoiar as trabalhadoras da cidade para que continuem a amamentar os seus filhos após o retorno ao trabalho, pois é possível conciliar ambas as coisas”, reforçou o prefeito.

Durante o evento, as mães poderão receber orientações de como amamentar corretamente e como doar o excesso ao banco de leite de forma segura, em uma palestra com a Dra. Andréa Pinheiro, atualmente, coordenadora do Banco de Leite da Maternidade Escola Santa Mônica. Além dos benefícios do aleitamento materno, as mães estarão mobilizando e sensibilizando à motoristas e pedestres que circularem naquela região. Os profissionais das Equipes de Saúde da Família e técnicos da Secretaria Municipal de Saúde também estarão coordenando todas as atividades no dia do evento.

Itinerários

A Prefeitura disponibilizou ônibus para transportar as mães e seus filhos para o evento. É importante para todos estarem atentos aos horários do transporte, que será a partir das 14h00, na porta de sua respectiva Unidade de Saúde da Família – UBS.

Data: 31/08/2015

Hora: 15:00h

Local: Trevo do Francês

Programação – “I HORA DO MAMAÇO”.

14:00 – Transporte dos participantes para o evento.

15:00 –abertura e apresentação cultural.

15:30 – Conversando sobre Amamentação com Andréa Pinheiro.

16:00 – Lanche e troca de experiências sobre a maternidade.

16:30 – Sorteio de brindes.

17:00 – Considerações finais e retorno dos participantes para suas UBSs de origem.

(por Luciano Pinto, com supervisão de Carlos Roberts – jornalista)