09 / 04 / 15

SAÚDE DISCUTE IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA E-SUS EM MARECHAL

Diretores e coordenadores de Atenção à Saúde, Coordenação de Atenção Básica e Coordenação de Informática e TI da Secretaria Municipal de Saúde de Marechal Deodoro estiveram reunidos na última quarta feira, 08, no auditório do Espaço Cultural, com profissionais dos Postos de Saúde do município, entre eles, médicos, enfermeiros e diretores das unidades. A finalidade da reunião foi apresentar o sistema E-SUS, que deverá ser implantado em todas as unidades de saúde de Marechal Deodoro até junho do corrente ano.

O sistema permitirá o controle e a integração de diversos setores das unidades de saúde do município, além de permitir acompanhar o histórico do paciente sob alguns aspectos, entre eles os atendimentos realizados, o fornecimento de medicamentos e a realização de exames. Trata-se de um banco de dados que terá ligação direta com o Ministério da Saúde.

O E-SUS substituirá o SIAB, um sistema de dados menos avançado, utilizado em todas as unidades de saúde do município e uma série de outros sistemas que o acompanha, o que possibilitará a unificação desses sistemas.

Para o coordenador de Informática e TI da Secretaria de Saúde, José Byron, o E-SUS traz diversos benefícios para gestores, profissionais e usuários/ pacientes, e sua finalidade é unificar todos os sistemas SUS. “O E-SUS é uma evolução dos sistemas do SUS, sua finalidade é substituir os sistemas e unifica-los, seja na atenção básica, média e alta complexidade, todas as informações estarão disponíveis para serem consultadas, ganhando assim tempo e possibilitando qualidade e agilidade no atendimento”, reforça.

  por Luciano Pinto (supervisão de Carlos Roberts -jornalista)