RECADASTRAMENTO DO BOLSA FAMÍLIA COMEÇA NESTA SEGUNDA-FEIRA NA VILA ALTINA

A Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social inicia nesta segunda-feira (09) o recadastramento dos usuários do Programa Bolsa Família (PBF) que residem na região da Vila Altina. O atendimento será realizado no Ginásio de Esportes  e segue até a próxima sexta-feira (13), das 8h00 às 15h00. As demais localidades do município deverão procurar o posto de saúde mais próximo ou a sede do programa Bolsa Família para saber a data exata do seu recadastramento.

Para realizar o recadastramento, os beneficiários devem estar munidos de todos os documentos pessoais como Carteira de Identidade, CPF, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, conta de água, luz ou telefone, Certidão de Nascimento das crianças e declaração escolar atualizada.

O recadastramento a cada dois anos de recebimento do benefício é uma exigência do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), a fim de acompanhar o cumprimento das condicionalidades do PBF, feito nas áreas de Assistência Social, Saúde e Educação. Com este acompanhamento, o poder público pode monitorar o cumprimento dos compromissos pelas famílias beneficiárias, como determina a legislação do programa; responsabilizar o poder público pela garantia de acesso aos serviços e pela busca ativa das famílias mais excluídas e vulneráveis; identificar, nos casos de não cumprimento, as famílias em situação de maior vulnerabilidade e orientar ações do poder público para o acompanhamento dessas famílias.