25 / 05 / 15

PROFISSIONAIS DOS POSTOS DE SAÚDE PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO DO E-SUS

As equipes dos postos do Programa de Saúde da Família de Marechal Deodoro, participaram de capacitação sobre o E-SUS Atenção Básica (E-SUS AB), novo sistema de coleta de informações da atenção básica que irá substituir atual Sistema, o SIAB. A capacitação aconteceu no Espaço Cultural, nesta segunda feira (25), e teve como objetivo orientar as Equipes de Saúde quanto ao preenchimento correto dos novos formulários, bem mais completos e abrangentes.

O E-SUS visa desenvolver, reestruturar e garantir a integração dos Sistemas de Informação à Saúde (SIS), de modo a permitir um registro da situação de saúde individualizado por meio do Cartão Nacional de Saúde. Por meio dele, o profissional de saúde terá acesso a informações do paciente como consultas, exames e todos os procedimentos realizados através do Sistema Único de Saúde (SUS), e essas informações estarão disponíveis nos prontuários médicos de cada cidadão.

O novo sistema está sendo implantado pelo Ministério da Saúde em todo o território nacional, e a partir do dia 01 de junho deste ano será utilizado, obrigatoriamente, em toda a rede do SUS. Ele será o mecanismo utilizado pelos profissionais para inserção e consulta de dados sobre os usuários de saúde e das ações realizadas com cada paciente.

Para o Coordenador de T. I. da Secretaria de Saúde, José Byron, o novo sistema oferece muitos benefícios na Atenção Básica, dando mais agilidade no diagnóstico e no tratamento, através do prontuário do paciente disponível no espaço digital. “Trata-se de um sistema de gestão informatizado integrado, que irá permitir um registro da situação de saúde individualizado por meio do Cartão Nacional de Saúde. O programa obtém informações gerais, como o tipo de atendimento, exames realizados e diagnósticos, além de dados sócio-econômicos e educacionais”, destacou.

por Luciano Pinto

(supervisão de Carlos Roberts – jornalista)