PREFEITURA OFERECE AUXÍLIO AOS AMEAÇADOS PELA CHUVA

A prefeitura de Marechal Deodoro, através da Secretaria de Assistência Social, se reuniu nesta tarde com moradores das margens da Lagoa Mundaú, que estão em alerta com as fortes chuvas que caem nas últimas horas. A secretária de assitência e vice-prefeita, Iolanda Alcântara, esteve pessoalmente no local para oferecer caminhão e um local para que as famílias fossem abrigadas até a situação de risco passar. “Sabemos que muitas famílias estão vendo a água subir e chegar até suas casas.. Por isto estamos oferecendo local seguro, com assistência de cestas básicas, segurança e até mesmo acompanhamento de saúde para quem se dispuser à ir para o abrigo”, disse a secretária. A princípio alguns moradores aceitaram a proposta. Mas foram dissuadidos por outros que preferiram ficar. “É porque lá no Ginásio de Esportes, é novo, tudo bem, é bom lá. Mas é longe da lagoa. E nós vivemos da pesca. Meu marido pesca”, disse uma das moradoras. Diante da recusa, os caminhões colocados à disposição para o transporte das mudanças, também foram dispensados. Iolanda Alcântara voltou a se colocar à disposição, deixando com os moradores seus telefones de contatos. “Estamos em prontidão. Em alerta. Se vocês precisarem, é chamar que vamos providenciar o que for necessário. Nossa intenção é não deixá-los sem assistência”, reforçou PROBLEMA ANTIGO O problema de enchente no Beco da Anastácia, Rua da Palha e outros locais às margens da Lagoa Manguaba, que banha o litoral de Marechal Deodoro, é antigo. Há relato de pessoas que dizem conviver com o problema das cheias há mais de 30 anos. Para resolver o problema, a prefeitura fez convênio com o Governo Federal, colocando áreas de terreno à disposição para a construção de casas populares e loteamentos. Cerca de 900 casas e apartamentos estão em fase de conclusão na cidade, através do programa Minha Casa Minha vida, que irá assistir à famílias previamente cadastradas. Atualmente estas habitações estão em fase de conclusão. E depois de prontas, Marechal Deodoro não terá mais favelas, se não houver novas invasões.