PREFEITURA FEZ MUTIRÃO PARA COMBATER DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA

A Prefeitura de Marechal Deodoro, através da Secretaria Municipal de Saúde segue intensificando as ações de combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya, com a realização de várias atividades por toda a cidade para eliminar focos e criadouros do mosquito.

Na manhã desta quinta feira (30), aconteceu uma grande mobilização, a caminhada contra a dengue, zika vírus e febre chikungunya, pelas principais ruas do Povoado Massagueira, que contou com a presença de alunos da rede municipal de educação e mutirões de limpeza.

Agentes de endemias e técnicos da Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com a Equipes de Saúde da Família da região da Massagueira, saíram pelas ruas alertando e mobilizando a população, visitando as casas para o manejo ambiental, limpeza, remoção e descarte de lixo ou quaisquer outros materiais que possam se tornar criadouros. Também foram feitas vistorias em depósitos elevados (como caixas d’água, calhas, barcos e canoas) e distribuição de material educativo.

“O objetivo é reduzir rapidamente o índice de infestação das áreas críticas da cidade e evitar uma epidemia das doenças transmitidas pelos vetores. Por isso, retomamos os mutirões de limpeza, onde conseguimos executar em um curto espaço de tempo o trabalho de identificação e eliminação dos criadouros nos bairros com maior vulnerabilidade para a proliferação dos mosquitos”, esclarece Aparecida Conceição, coordenadora da Vigilância em Saúde de Marechal Deodoro. “Os moradores devem colaborar descartando entulhos e materiais inservíveis, que podem ser colocados em frentes às suas casas para recolhimento adequado”, ressaltou Aparecida.

(por Luciano Pinto – supervisão de Carlos Roberts – jornalista)