PARTICIPE DA VII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

A Prefeitura de Marechal Deodoro, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal de Assistência Social realiza na próxima sexta-feira, dia 9, no Espaço Cultural, a VII Conferência Municipal de Assistência Social. Do evento sairão propostas e serão eleitos os delegados que irão representar o município de Marechal Deodoro na conferência estadual. O tema da sétima conferência é “A gestão e o financiamento na efetivação do SUAS”.

Segundo a Secretaria de Assistência Social de Marechal Deodoro, o objetivo é o de analisar, propor e deliberar as propostas – com base na avaliação local e nas diretrizes para a gestão e financiamento do SUAS no município –, reconhecendo a co-responsabilidade de cada ente federado (Município, Estado e União).

De acordo com a secretária de Assistência Social e vice prefeita, Iolanda Alcântara, a conferência é organizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social com participação da secretaria. “A conferência é para nós ouvirmos das pessoas o que elas querem para nosso planejamento. A partir das propostas nós traçamos as metas do Município e as enviamos para a etapa estadual”, disse Iolanda Alcântara, ressaltando a importância da participação popular no evento, que é aberto ao público e será realizado no Espaço Cultural, a partir das 8h00, de 8 de agosto.

O prefeito Cristiano Matheus destacou sua preocupação com os projetos, serviços, programas e benefícios do SUAS para a cidade. “É importante que cada participante dessa conferência contribua da melhor maneira possível com as propostas de Marechal Deodoro para a gestão e o financiamento na efetivação do SUAS para que nossa cidade possa obter e aplicar bem os recursos da assistência social”, disse Cristiano.

O tema deste ano será discutido a partir de seis eixos temáticos, que são: “O co-financiamento obrigatório da Assistência Social”, “Gestão do SUAS: vigilância sócio-assistencial, processos de planejamento, monitoramento e avaliação”, “Gestão do trabalho”, “Gestão dos serviços, programas e projetos”, “Gestão dos benefícios no SUAS” e “Regionalização”. Após as discussões serão apresentadas, debatidas e definidas as propostas de Marechal Deodoro para a conferência estadual. “Venha participar e dar a sua contribuição na efetivação do SUAS em nossa cidade”, reforça Iolanda.