MUTIRÃO OFTALMOLÓGICO MOBILIZA MAIS DE 300 PESSOAS EM MARECHAL

A Prefeitura de Marechal Deodoro, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com Instituto Oftalmológico de Alagoas – IOFAL promoveu um grande mutirão oftalmológico para a população, na manhã desta terça feira (19), no auditório do Espaço Cultural.

Foram realizados mais de 300 atendimentos, com pacientes de primeira vez, triagem e classificação, exames e consultas oftalmológicas, distribuição de colírios e acompanhamento. A iniciativa faz parte de uma parceria da Prefeitura de Marechal Deodoro com IOFAL, com ações dessa natureza sendo realizadas trimestralmente e visa atender a necessidade por essa especialidade e tratamento gratuito no município.

Os profissionais fazem a triagem dos pacientes, encaminhado-os para os procedimentos necessários. De pequenas irritações à indicação de remoção de catarata e pterígio (conhecido como carne crescida) por meio de cirurgia, passando pelo tratamento do Glaucoma através da prescrição de medicamentos.

“Nossas ações são realizadas no período trimestral aqui no município, mas paralelamente fazemos acompanhamento dos pacientes que são encaminhados para cirurgia pelo IOFAL. A prefeitura procura oferecer a melhor estrutura possível para esses pacientes. Esse mutirão vem contribuir para que a população tenha mais saúde e qualidade de vida”, afirmou a coordenadora da ação em Marechal Deodoro, Gleane Passos.

Na oportunidade a Coordenação de Vigilância Epidemiológica do município colocou uma equipe de prontidão no local, para vacinar as pessoas pertencentes ao público-alvo da Campanha de Vacinação contra Influenza deste ano.

Moradora do Bairro da Poeira, a dona de casa Josefa Maria soube do mutirão oftalmológico por meio da unidade de saúde do seu bairro e não deixou passar a oportunidade.

por Luciano Pinto

(supervisão de Carlos Roberts – jornalista)