MARECHAL VAI DESATIVAR O ATUAL LIXÃO

A prefeitura de Marechal Deodoro irá desativar o atual depósito de lixo da cidade. Um novo sistema, de células sanitárias, será implantado já nas próximas semanas. A informação foi dada pelo secretário de meio ambiente do município, Alder Flores. Flores informou que o prefeito Cristiano Matheus já tomou as providências para disponibilizar um novo terreno de 8,37 hectares para receber os resíduos sólidos do município, e com toda a estrutura exigida pela legislação ambiental e de forma que dê mais segurança ao meio ambiente do município. As obras no novo terreno (distante 5 km do atual lixão)  deverão começar nas próximas semanas. O secretário explica que o novo local terá duas células sanitárias com compactação do solo em argila. Os resíduos estocados acabam gerando um líquido escuro e putrefato, conhecido como xurume, que será drenado até um tanque de alvenaria e devidamente tratado. “Pois é este líquido que acaba contaminando o lençol freático, quando não há qualquer tipo de cuidado’, explica Flores. A técnica deste tipo de drenagem é conhecida como “espinha de peixe”. E a compactação em argila fica há mais de três quilómetros de qualquer lençol freático. Cada uma das células terão dimensão de 100×80 metros e com capacidade para armazenamento de resíduos sólidos por quatro anos.  O controle do volume depositado será feito por metragem cúbica. E será aí que uma nova etapa do tratamento dos resíduos também se iniciará. “Pois todos os catadores que vivem da coleta dos resíduos serão cadastrados”, conta Flores que também revela: “Em uma segunda etapa teremos uma usina de reciclagem”. Por fim, Alder Flores explica ainda que estas medidas estão sendo tomadas para que o município se adeque à lei de resíduos sólidos, que estabelece o prazo até o mês de agosto deste ano para a implantação das mudanças. “E estaremos adequados dentro do prazo, conforme manda a lei”, diz. O local onde atualmente se deposita o lixo da cidade, será desativado. As pessoas que moram no local já estão sendo cadastradas em programas habitacionais do município. “Pois aquele terreno será compactado, cercado e gramado”, finaliza Flores.