EDUCADORES DE MARECHAL RECEBERÃO CAPACITAÇÃO

Os profissionais da educação da rede pública municipal de Marechal Deodoro irão participar do “Projeto Brincar”, patrocinado pela Volkswagend o Brasil. Apenas três cidades de Alagoas foram selecionadas. E Marechal foi uma delas, graças a qualidade da proposta de execução do projeto apresentado pela secretaria de educação. O “Projeto Brincar” é uma proposta de formação de educadores para o aprimoramento de suas práticas com relação ao desenvolvimento de atividades lúdicas, expressivas e recreativas com as crianças.  E todos os professores e demais profissionais da rede municipal de ensino que tenha contato com as crianças e responsabilidade direta com sua formação escolar, irão receber esta capacitação. Seja diretamente nas oficinas do projeto ou numa segunda etapa, através dos agentes multiplicadores. A secretária de educação do município, professora Flávia Célia, explica que o repertório de brincadeiras, o faz de conta, os valores que emergem e são construídos no projeto brincar, a interação adulto-criança e criança-criança, o acervo de brinquedos, o tempo e o espaço do brincar, a articulação da unidade educacional com outros espaços e instituições da comunidade, fazem parte do conteúdo da formação da criança que será explorado durante o projeto. Ainda segundo a secretária, os objetivos do projeto são formar educadores para o aprimoramento de suas práticas, ampliar o repertório de brincadeiras com referência na cultura popular da criança, conhecer e valorizar a cultura local e articular espaços públicos aos demais espaços da comunidade. “E tudo mais que possa promover a formação do cidadão enquanto frequentador do ambiente escolar”, completa. O Projeto Brincar deverá se colocado em prática no próximo mês. As primeiras reuniões em conjunto com outros municípios selecionados, já estão acontecendo.