29 / 06 / 13

DOMINGO É DIA DE MUTIRÃO CONTRA A DENGUE NA BARRA NOVA

Neste domingo (30), profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Marechal Deodoro em parceria com o Grupo dos Desbravadores da Igreja Adventista estarão desenvolvendo uma ação de sensibilização visando o envolvimento dos moradores do povoado Barra Nova na prevenção e o combate à DENGUE.

O Secretário Augusto Cesar orienta que: “Além dos locais que armazenam água já conhecidos de todos nós, como pneus e pratinhos de planta, o mosquito pode se esconder onde a gente menos espera: caixas d’água e tonéis – que devem estar sempre bem fechados; geladeira – algumas possuem um reservatório na parte de trás que deve ser limpo 2X por semana; garrafas, que devem ser guardadas com a boca virada para baixo; calhas – devemos retirar as folhas, galhos e qualquer outro material que possa impedir o escoamento; ar-condicionado – deve ser instalado de modo a não acumular água”. Ele Ressaltou ainda sobre a importância do destino do lixo: “jamais jogar em terrenos baldios, certifique-se que os sacos estejam bem fechados”.

No Loteamento Terra da Esperança, foram registradas em várias quadras larvas do mosquito transmissor da dengue, evidenciando o trabalho de prevenção das equipes de saúde do município. “É sempre bom alertar, pois a prevenção se faz todo dia, faça sua parte, participe dos mutirões e mantenha sua casa livre do mosquito transmissor da dengue. Cidade bonita é cidade limpa. A Saúde é o nosso bem mais precioso”, comentou o secretário.

Atenção aos sinais e sintomas da dengue: febre alta, dor muscular, dor nos olhos, dor de cabeça, dor nas articulações, cansaço ou vermelhidão no corpo. “A dengue é perigosa e pode matar”.

Os próximos mutirões estão previstos para a Praia do Francês, que até o momento já registrou 04 casos confirmados da doença, como consequência das inúmeras casas inspecionadas pelos agentes de endemias que registraram a presença de foco dos mosquitos em depósitos com acúmulo de água.