CONFERÊNCIA DISCUTE RUMOS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL EM MARECHAL DEODORO

A prefeitura Municipal de Marechal Deodoro, através do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou na manhã desta sexta-feira (7), a VIII Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”. A conferência é um importante instrumento democrático e precisa da participação dos cidadãos deodorenses. “Está sendo um momento de discussão para analisar o que é posto em prática sobre os serviços e ações sociais da Prefeitura e os direitos dos usuários do SUAS.” Esclareceu Eleumara Freire de Alcântara, Presidente do Conselho. A oportunidade permitiu também que fosse discutido ainda sobre o desenvolvimento da Assistência Social no Brasil; o modo de repasse das verbas do governo federal a recepção pelos municípios, e ainda a participação e controle social, cumprindo o papel de cobrar, informar as ações sociais que foram efetivas e as deficiências detectadas. “Para que exista de forma clara a execução dos projetos que a Secretaria de Assistência Social estabelece, todo o recurso vem do governo federal, sendo acompanhado pelo estado e o município capta-o, porém os valores tendem a aumentarem ou diminuírem dependendo dos acordos com as ações desenvolvidas; por isso deve ser decidido por toda a sociedade de forma autônoma sobre suas necessidades e interesses e atuarem como sujeito de transformação.” Afirmou a assistente social e diretora da Proteção Social Básica da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Betânia Jatobá. Já a Secretária de Assistência Social, Iolanda Alcântara, se disse satisfeita com a adesão popular e de representantes de diversas entidades que se fizeram presentes. Para ela, isto mostra o interesse e a conscientização da sociedade como um todo sobre a importância de se discutir o rumo e a forma como se presta assistência no município. A VIII Conferência Municipal de Assistência Social contou com a presença de diversas autoridades, entre elas a assistente social e diretora da Proteção Social Básica da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social Betânia Jatobá, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) Eleumara Freire, a vice-prefeita e secretária Municipal de assistência social (SMAS) Iolanda Alcântara, o deputado estadual Inácio Loiola, a secretária de Administração Ariluce Cerqueira, Maria José da Conceição – Idosa que faz o uso do Cras e o Paulo Roberto Souza Rodrigues presidente do Instituto Nossa Senhora do Rosário de Fátima – MD Brasil O Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) para qualificar os debates em todo processo conferencial estruturou metodologicamente cinco subtemas para discussão: 1) Dignidade Humana e Justiça social: princípios fundamentais para a consolidação do SUAS no Pacto Federativo; 2) Participação social como fundamento do Pacto Federativo no SUAS; 3) Primazia da responsabilidade do Estado: por um SUAS Público, Universal, Republicano e Federativo; 4) Qualificação do Trabalho no SUAS na Consolidação do Pacto Federativo 5. Assistência Social é direito no âmbito do Pacto Federativo.Os participantes foram divididos em cinco grupos, número de subtemas, para a construção de deliberações e eleitos oito delegados – Sociedade Civil e Poder Público, sendo 4 titulares e 4 suplentes- para levá-las à Conferência Estadual no mês de outubro. (por Neto Lima, com supervisão de Carlos Roberts – jornalista)