11 / 06 / 13

COMO EVITAR ACIDENTES NAS FESTAS JUNINAS

Fogos de artifício e as fogueiras são as principais causas de queimaduras. As festas juninas chegaram e com elas aumenta o número de acidentes por queimaduras. Os fogos de artifício e as fogueiras são as principais causas desses acidentes, atingindo principalmente as crianças. Os riscos vão de queimaduras leves a gravíssimas, que podem fazer com que a pessoa perca dedos das mãos ou mesmo os chamados tecidos moles, que são os músculos.

A coordenadora de Prevenção de Violência e Acidentes do Ministério da Saúde, Marta Silva, recomenda alguns cuidados durante as festas. Não deixe que crianças manuseiem rojões. Os adultos devem soltar os rojões sempre com proteção nas mãos. Se você estoura direto na mão, tem um risco de o rojão não sair, ter uma amputação, uma queimadura gravíssima ou no rosto e outras partes. Caso aconteça algum acidente, a vítima deve ser encaminhada imediatamente ao serviço de urgência 24 horas. A queimadura deverá ser avaliada em leve, moderada e grave. As bolhas que surgirem na pele queimada não podem ser estouradas. Festa junina é sinônimo de quadrilha, comidas típicas e diversão. Mas, infelizmente, as tradicionais comemorações também são marcadas por acidentes causados por fogueiras e fogos de artifício. Por conta disso, nessa época aumentam ainda mais os casos de crianças vítimas de queimaduras nos hospitais.

Alguns fatores contribuem para que elas se tornem vítimas mais frágeis. A proximidade dos órgãos, a pele mais fina e uma camada de gordura menor. Para evitar incidentes, os fogos de artifício e afins devem ser manuseados apenas por profissionais. Até porque as crianças sempre encontram formas arriscadas de brincar com itens menos perigosos, como bombinhas. Não é à toa, portanto, que é proibido vender ou fornecer fogos de artifícios a menores, de acordo com o artigo 81 do Estatuto da Criança e do Adolescente. A pena para quem descumprir a lei é de 6 meses a 2 anos de detenção e multa. Por via das dúvidas, mantenha as crianças longe das fogueiras. Caso seu filho se queime, não passe nada no local afetado. Pomadas, pasta de dentes, manteiga, clara de ovos ou outras receitas caseiras podem prejudicar mais ainda a ferida. Em vez disso tudo, lave a região por 10 minutos em água corrente e busque atendimento médico. A água ajuda a baixar a temperatura da região afetada – e uma queimadura que poderia ser profunda pode ficar mais superficial com essa medida. Se a chama atingir as roupas, a vítima deve deitar no chão e rolar. Quem estiver por perto deve cobri-la com um lençol ou pano molhado e levá-la imediatamente ao hospital. Não estoure as bolhas, pois há risco de infecção.

Fonte: Ministério da Saúde