CERCA DE QUARENTA SERVIDORES DA EDUCAÇÃO FIZERAM ATO EM FRENTE A PREFEITURA

Cerca de quarenta servidores da educação, entre merendeiras, apoio administrativo e professores, fizeram um ato em frente à prefeitura na manhã desta quarta-feira (26), em Marechal Deodoro. Até às 11h o presidente do sindicato dos servidores municipais, Marcos Antonio Santos, ainda não havia comparecido ao evento. Os discursos inflamados no carro de som ficaram à cargo do líder sindical ligado à Força Sindical, conhecido apenas como Joelson. A todo momento ele repetia que o prefeito não estava cumprindo com a obrigatoriedade legal de investir 25% do orçamento do município em educação. E que os profissionais que estavam ali queriam melhores condições de trabalho. Na tarde do dia anterior (25) o juiz da comarca, Léo Denysson, convocou o prefeito Cristiano Matheus, a Secretária de Educação, Flávia Célia e o presidente do Sindicato dos Servidores de Marechal, Marcos Santos, para uma reunião. Na abertura do encontro, o juiz disse que estava atendendo à um ofício do sindicato que pedia que ele intermediasse uma negociação para que houvesse um diálogo entre prefeitura e a categoria dos servidores. O Prefeito Cristiano Matheus, mais uma vez se mostrou aberto ao diálogo. Porém, durante a conversa, o sindicato dizia apenas que o movimento marcado para o dia seguinte não era por salário. “Pois o prefeito já deu aumento”, disse Marcos e que eles estavam pedindo melhores condições de trabalho. Porém, não apresentaram pontuações de que melhorias seriam estas e onde. No decorrer da conversa houve pontos divergentes entre o próprio sindicato municipal e Joelson, da Força Sindical. Na saída, o prefeito Cristiano Matheus disse que lamentava a situação. “Reforço que estamos sempre dispostos ao diálogo. Que o aumento foi dado, conforme eles mesmos reconheceram. Que os servidores recebem em dia. Os professores também precisam ficar atentos para que não deixem usar a categoria para tentar fazer campanha política”, disse Cristiano.