Casa-de-MarechalUm típico casarão do século XVII, a Casa Natal de Marechal Deodoro está localizado no centro de Marechal Deodoro e possui indiscutível valor para o patrimônio histórico alagoano. Serviu de tronco familiar para o casal Manuel Mendes da Fonseca e D. Rosa da Fonseca, como também abrigou uma das mais célebres personalidades da vida política brasileira: Marechal Manuel Deodoro da Fonseca.

Construída em beiral de telha em biqueira, com acabamento de telha dupla, o casarão possui quatro janelas e uma porta central. Em 1983, após passar por uma rigorosa avaliação de sua volumetria que apontava para o agressivo processo de degradação ao qual tinha sido submetido, o mesmo foi reconstruído. As alterações na estrutura do prédio fizeram com que perdesse suas características arquitetônicas originais – com exceção da fachada, que se manteve fiel ao projeto original.

casa-de-marechal-deodoroO vão maior de seu espaço interior foi dividido por apenas duas estruturas retas, insinuando a localização de um corredor central, que recebeu um acervo de peças, quadros e mobiliários que visam reconstruir o cenário da época em que foi proclamada a República.

Desde então, o monumento histórico passou a ser um local para visitação pública, reunindo peças, algumas doadas por familiares do Marechal Deodoro, que retratam a época em que viveu um dos ícones da história brasileira e maior símbolo do município.