Prefeito Cacau recebe Ministro da Saúde para lançamento do programa federal Conecte-SUS

Marechal Deodoro foi a cidade escolhida em todo por apresentar o maior índice de informatização das unidades de saúde em todo Brasil.

Texto: Antônio Carlos Souto | Fotos: Wellington Alves

Na Saúde, Marechal Deodoro está sendo modelo para todo o Brasil. O prefeito da cidade, Cláudio Filho Cacau, recebeu o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para o lançamento da plataforma federal Conecte-SUS Profissional, que possibilita o compartilhamento de informações de pacientes e permite o acesso aos dados em qualquer lugar do país. O evento aconteceu na manhã desta quinta-feira (01).

Após ter alcançado a marca de ser a primeira cidade com todas as unidades de saúde informatizadas no país, Marechal Deodoro foi palco do lançamento da nova tecnologia. A Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Poeira foi a grande escolhida para sediar o evento.

No local, pode-se realizar o primeiro atendimento do Brasil já com a nova plataforma. Após ter sido ativado, o programa federal tornou-se apto a ser acessado em cerca de 15 mil Unidades Básicas de Saúde (UBS) em todo o Brasil.

O prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, falou do lançamento. “É um prazer ver que Marechal Deodoro foi escolhida para sediar esse lançamento. Nosso município tem a base de dados dos pacientes sempre atualizada e nossos postos de saúde já estão interligados ao prontuário eletrônico. Todos esses serviços de excelência entregues aos deodorenses serviram para chamar a atenção para nossa cidade. Com o lançamento do Conecte-SUS, não vamos parar de avançar”, afirmou.

Pela primeira vez em Marechal Deodoro, o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, falou da importância do programa e elogiou a cidade. “O SUS é patrimônio de cada um dos brasileiros. Através dessa plataforma, entregaremos acesso integral, universal e igualitário aos cidadãos. Lançar o Conecte-SUS aqui em Marechal me traz orgulho. Como bom nordestino, em estar aqui, já me sinto alagoano” garantiu.

A PLATAFORMA

De acordo com o Ministério da Saúde, com a nova tecnologia, médicos de todo o país passam a ter acesso ao histórico clínico com dados registrados nas redes pública e privada, nos vários níveis de atenção à saúde em todo o país.

Caso usuários registrados em unidades de saúde de Marechal Deodoro viagem para qualquer canto do país e necessitem de atendimento médico, o profissional, seja da rede pública ou privada, poderá acessar todos os dados base do paciente, como informações de apoio ao combate à pandemia de Covid-19; Carteira de Vacinação Digital; Certificado Nacional de Vacinação e resultados de exames para a Covid-19.

Além das ações voltadas ao combate da emergência sanitária causada pelo novo Coronavírus, a plataforma permite o acesso aos medicamentos disponibilizados pelo programa Farmácia Popular, internações e outros dados clínicos inseridos na Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).