18 / 06 / 21

Assistência Social realiza campanha de combate ao trabalho infantil

 A secretaria tem visitado famílias e também proporcionado momentos de conscientização em locais públicos, como a tradicional feira da cidade.

Texto: João Victor Maciel (Estagiário)| Fotos: Welington Alves

Em junho, é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, por isso a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) está realizando ações que visam alertar toda a sociedade sobre a necessidade de lutar contra essa violação de direitos de crianças e adolescentes. O município, junto a Conselho Tutelar, tem visitado famílias e também proporcionado momentos de conscientização em locais públicos, como a tradicional feira da cidade.

A campanha, para todo o Brasil, é coordenada pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), Ministério Público do Trabalho (MPT), Justiça do Trabalho e Organização Internacional do Trabalho (OIT) com participação de Fóruns Estaduais, da Rede Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e organizações parceiras.

Além de ilegal, as consequências são diversas para as crianças que são submetidas do trabalho infantil, desde prejuízos escolares até traumas psicológicos. Marechal Deodoro apoia a causa e segue com a missão de conscientizar a população quanto ao problema.

Por meio de rádios e entrega de materiais na feira livre, as equipes da Assistência Social informaram aos cidadãos as consequências de obrigar uma criança a trabalhar, estendendo o convite para que todos se tornem parceiros neste combate.

Equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) continua realizando as visitas a crianças e adolescentes identificados em situação de trabalho infantil. Os profissionais estão acompanhando o desenvolvimento dos casos, e também conversando com os responsáveis sobre a responsabilidade de cuidar e educar os pequenos.

A secretária de Assistência Social, Adriana Costa, ressalta a importância da campanha para a sociedade. Ela explica que o engajamento de todos é importante para erradicar essa prática.
“Observando os dados de Marechal Deodoro, a sociedade pode contribuir no combate ao trabalho infantil através da denúncia e principalmente não incentivando o referido tipo de violação de direitos, utilizando os serviços de Crianças que realizam frete na feira, ou mesmo em serviços domésticos e ambulantes em praia. É necessário lembrar que a sociedade é parte essencial em fazer a diferença na vida das nossas crianças e adolescentes.” declara a secretaria.