03 / 06 / 21

Após visita do Estado, Marechal Deodoro é aprovada e está apta para receber vacinas Pfizer

Por meio de uma visita técnica do Governo do Estado,  foi comprovado que a cidade está pronta para receber a vacina vinda dos Estados Unidos.

Texto: João Victor Maciel (estagiário) | Fotos: Wellington Alves

Marechal Deodoro está pronta para receber as doses da vacina Pfizer. Nesta quarta-feira (02), o município recebeu a visita de fiscalização dos assessores técnicos do Plano Estadual de Vacinação e do Conselho Estadual de Secretários Municipais (COSEMS). A visita serviu para comprovar que a cidade de Deodoro está pronta para receber mais um tipo de vacina.

Apenas três municípios da região metropolitana de Alagoas receberão doses da Pfizer, Marechal Deodoro é um deles. A Secretaria de Saúde já estruturou a sede de imunização e também os pontos de vacinação para a chegada do imunizante. Toda uma logística já está montada para que, ao receber os primeiros lotes da vacina, a população já tenha logo o acesso.

A vacina ComiRNAty, desenvolvida pela empresa farmacêutica Pfizer em parceria com a BioNTech, possui diversas especificidades desde o armazenamento até a aplicação. Por isso, o município conta com câmeras de refrigeração e um gerador de energia para conservar ultrabaixa temperatura das doses. Além disso, todos os locais de vacinação contarão com salas climatizadas para a ideal aplicação.

A visita da COSEMS serviu para verificar se todas as exigências que a vacina necessita seriam atendidas pela estrutura da cidade. Com a verificação dos locais de imunização e da sede de imunização da cidade, Marechal Deodoro foi aprovada e já pode iniciar a vacinação assim que tiver acesso ao lote. O encontro ainda foi utilizado para aperfeiçoar os conhecimentos dos enfermeiros e técnicos de enfermagem que participarão da aplicação em Marechal.

Segundo assessoras técnicas da área, esse momento de fiscalização é bastante importante para assegurar que o uso do imunizante na cidade é totalmente seguro. Para a técnica Elaine Aquino, Marechal Deodoro se mostra preparada para o uso da vacina, com uma estrutura segura e profissionais capacitados, sendo motivo de comemoração para os deodorenses.

“A fiscalização que realizamos apresenta a credibilidade do município com a população no controle do Imunobiológico em todas as etapas. As formas de armazenamento, como também a logística apresentada, estão alinhadas com a perfeita administração das doses da vacina Pfizer. A cidade está preparada para iniciar esta imunização e seguir na luta contra a Covid-19.” Afirma Elaine.