Secretaria de Assistência Social inicia cadastros para auxílio do programa CRIA

Os cadastros são direcionados para gestantes e crianças de 0 a 2 anos incompletos já estão sendo realizados. Agora, as inscrições se estendem às crianças de 2 a 5 anos incompletos.

Texto: João Victor Maciel (estagiário) | Fotos: Wellington Alves

Para apoiar o desenvolvimento infantil desde a gestação, a Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, está realizando o cadastro para o Programa Criança Alagoana – CRIA, que beneficia, mensalmente, com um auxílio financeiro de R$ 100 mensais a gestantes, bebês e crianças até 5 anos de idade inscritos no Cadastro Único (Cadúnico). Os cadastros iniciaram nesta terça-feira (04) e podem ser realizados na sede da Secretaria de Assistência Social e no CRAS.

O CRIA é um programa do Governo de Alagoas que tem por objetivo auxiliar mães na criação e desenvolvimento de seus filhos. As inscrições para o programa podem ser realizadas na sede da Secretaria de Assistência Social, na Rua Marechal Deodoro, Centro Histórico, e no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) que fica localizado no Conjunto José Dias. Os interessados devem procurar os locais de segunda a sexta, das 8h às 14h.

O programa é aberto para gestantes, bebês e crianças até 5 anos de idade inscritos no Cadastro Único (Cadúnico), que vivem em situação de pobreza ou extrema pobreza. Crianças com síndrome congênita por Zika Vírus, de 0 a 6 anos, também serão beneficiadas.

Para as gestantes, é necessário levar o RG, CPF, Comprovante de Residência, Caderneta da Gestante, Cartão do SUS e Cartão Bolsa Família/NIS. Para o cadastro de crianças, é preciso apresentar RG, CPF, Comprovante de residência, Cartão do SUS e Cartão Bolsa Família/NIS do responsável, e também Registro de Nascimento, Cartão do SUS e Cartão de Vacina da criança beneficiada.

CRIA

O CRIA, é um programa de transferência de renda do Estado de Alagoas, que tem como finalidade apoiar o desenvolvimento da primeira infância. O auxílio financeiro é pago no valor de R$ 100,00 (cem reais) mensal. Em 2021, o programa já conta com mais de 750 famílias cadastradas no município, sendo 439 gestantes que já recebem e 222 crianças que passarão a receber a partir do mês de maio. As demais deverão receber a partir de junho.