Prefeitura inaugura revitalização do Largo de Taperaguá

O Largo de Taperaguá passou por total revitalização e está trazendo mais dignidade e respeito aos moradores do bairro: realizando um sonho da comunidade.

Texto: Antônio Carlos Souto | Fotos: Wellington Alves

“Moro em Taperaguá de ouro”, com esta frase da deodorense Edleuza Maria, os moradores da comunidade receberam da Prefeitura de Marechal Deodoro o Largo de Taperaguá toda revitalizado, na noite desta sexta-feira (14). Com o projeto da Secretaria Municipal de Cultura e aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o Largo de Taperaguá passou por total revitalização e está trazendo mais dignidade e respeito aos moradores do bairro: realizando um sonho da comunidade.

Foi no bairro de Taperaguá onde iniciou a primeira povoação de Marechal Deodoro, e hoje, 429 anos depois, o largo da comunidade é reinaugurado com uma estrutura digna ao sonho dos moradores. A obra foi orçada em 6,1 milhões de reais proveniente do Governo Federal em convênio com o município. O projeto foi idealizado e produzido pela Superintendência de Patrimônio Histórico do município, avaliado e aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O novo Largo de Taperaguá conta com uma academia ao ar livre, quadra de esportes, espaços para receber ônibus de turismo, playground, quiosques, além de mobília pública e toda uma estrutura que comporta eventos do município. Além disso, a Prefeitura de Marechal Deodoro revitalizou e pintou as fachadas das residências entorno do largo.

Moradora há 38 anos de Taperaguá, Dona Edleuza Maria, falou da felicidade em ver o largo todo revitalizado. “Eu estou com trinta e oito anos que moro aqui, eu sempre dizia, eu só acredito quando eu ver [a obra realizada]. E hoje, eu estou vendo, estou emocionada. Antigamente, o povo dizia que eu morava em uma aldeia, e hoje eu estou muito feliz, porque eu posso dizer que moro em Taperaguá de ouro”, declarou.

Na oportunidade, o prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, anunciou a restauração da Igreja do Senhor do Bonfim, que compõe o largo. Cacau ainda falou da importância das obras para a comunidade.

“Estamos entregando neste momento o Largo de Taperaguá e dia vinte e quatro de agosto deste ano está prevista a licitação para o restauro da primeira igreja de Marechal Deodoro, que é a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim. Isso é resgatar a história do nosso povo. Eu tenho certeza hoje que os moradores de Taperaguá estão orgulhosos de ter na frente da sua casa um espaço digno e lindo como este”, afirmou.