FASE LARANJA: Igrejas e templos religiosos voltarão a funcionar nesta segunda-feira (20)

O funcionamento das igrejas deverão seguir todas as medidas sanitárias, funcionando com 30% da capacidade

Texto: Sthefane Ferreira

O prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, reuniu-se através de videoconferência com pastores e líderes religiosos das igrejas evangélicas do município, na manhã desta sexta-feira (17). O intuito da reunião foi tratar do funcionamento dos templos que retornarão nesta segunda-feira (20), seguindo novo decreto do Governo do Estado.

Para o funcionamento, as igrejas deverão seguir todas as recomendações sanitárias, atuando com 30% da capacidade, disponibilizando cadeiras e bancos de uso em quantidade compatível com o número máximo de fiéis. Os bancos deverão ser reorganizados e demarcados para garantir que as pessoas se acomodem nos locais indicados e mantenham o distanciamento de 1,5m, desde que não pertençam ao mesmo grupo social ou familiar.

Os espaços para as crianças deverão permanecer fechados, e os dispensadores de água benta ou outro elemento de consagração de uso coletivo devem ser bloqueados. É necessário também que as igrejas disponibilizem tapetes para a higienização dos sapatos antes da entrada dos fiéis nos templos. Além disso, idosos acima de 60 anos e crianças com menos de 12 anos não poderão frequentar os espaços.

Ainda na reunião ficou acordado que o município irá ajudar na higienização dos espaços, com os produtos químicos, equipamentos e equipes para a realização da limpeza diária das igrejas.

O prefeito de Cláudio Filho Cacau reforçou a parceria com os líderes religiosos e disse estar disponível para ajudar no que for preciso.

“Precisamos estar todos juntos nesse momento para que possamos tomar todas as medidas sanitárias corretamente e, assim, os deodorenses possam voltar a frequentar as igrejas. Contem com a Prefeitura, que estamos aqui para vencer tudo isso juntos”, disse o prefeito.

Com o funcionamento das igrejas, as equipes de fiscalização do município estarão visitando os espaços para averiguar se os templos estão seguindo corretamente todas as normas sanitárias.