26 / 05 / 20

Educação em casa: Professores participam de formação para produção de materiais de ensino em período de isolamento social

A formação iniciou nessa segunda-feira (25) e dará suporte técnico e prático para os professores. A formação está acontecendo através de videoconferência. 

Texto: Sthefane Ferreira

Visando garantir que os alunos da rede municipal de ensino tenham acesso a conteúdos de estudos de qualidade durante o período do isolamento social, a Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria de Educação, deu inicio as formações continuadas. A iniciativa prevê adquirir novos conhecimentos aos professores para as gravações dos vídeos que serão disponibilizados em um canal de comunicação com os estudantes.

Por conta do isolamento social, o município entregou apostilas para todos os alunos da rede municipal a fim de garantir que os alunos possam continuar estudando em casa. E para reforçar ainda mais esse ensino remoto, foi criado um canal de comunicação para que os professores possam ensinar aos alunos por meio de vídeos didáticos. 

Com o resultado positivo deste canal de comunicação, a Secretaria de Educação está realizando formações para que os professores possam se aperfeiçoar ainda mais na gravação dos vídeos, dando suporte técnico e prático para os profissionais, oferecendo consultoria durante um mês, tirando dúvidas e dando auxílio na produção dos materiais de ensino. 

A formação será dividida entre palestras e oficinas. Entre os assuntos tratados, os professores poderão aprender mais sobre ferramentas para produção de vídeo-aulas, construção de materiais interativos. Além disso, durante a formação, os professores terão momentos para retirar todas as dúvidas. 

A Secretária de Educação, Amanda Alves, afirmou que os professores estão aceitando e elogiado a iniciativa.

“O ensino remoto é a forma que encontramos para manter o vínculo dos alunos com a escola, já que o prolongado tempo sem aulas pode prejudicá-los cognitivamente. O envio das atividades impressas e as mini aulas em vídeo possibilita que nossos alunos tenham acesso ao conhecimento escolar, na medida do possível. Nesse momento, a parceria com as famílias é fundamental”, disse.