06 / 03 / 20

Estudantes deodorenses recebem medalhas de ouro e prata por destaque na Olimpíada Brasileira de Matemática

Lucas Gabriel Carvalho de Lima e Eduardo Henrique Silva de Souza receberam, respectivamente, as medalhas de ouro e prata pelo ótimo desempenho na OBMAP.

Texto: Antônio Carlos Souto | Fotos: divulgação

Dois estudantes da rede pública de ensino de Marechal Deodoro alcançaram destaque na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMAP), recebendo os prêmios de ouro e prata da Olimpíada Alagoana de Matemática das Escolas Públicas (OAMEP). A premiação aconteceu na noite desta quinta-feira (05), no Instituto Federal de Alagoas (IFAL), campus Maceió.

Lucas Gabriel Carvalho de Lima e Eduardo Henrique Silva de Souza receberam, respectivamente, as medalhas de ouro e prata pelo ótimo desempenho na OBMAP. No âmbito nacional, as notas dos alunos equivaleram a medalha de bronze, entretanto, à nível estadual, a OAMEP levou os discentes a conquistarem o ouro e prata.

A segunda fase da prova da OBMEP foi realizada em setembro do último ano. Na época, ambos alunos estudavam na Escola Municipal Dona Maria de Araújo Lobo, em Taperaguá.

Atualmente, Eduardo Henrique cursa o 1º ano do Ensino Médio no Instituto Federal de Alagoas (IFAL), campus Maceió, tendo acertado todas as questões de matemática da prova de seleção da unidade federal. Já Lucas Gabriel continua na unidade municipal cursando o 8º ano do ensino fundamental.

Durante a cerimônia, pais, alunos, professores e amigos se emocionaram com as premiações. O especialista de matemática da Secretaria Municipal de Educação, Alysson Santos, estava na premiação e contou como foi a cerimônia.

“Foi emocionante [a cerimônia], cheia de alunos destaques. Pais ansiosos aguardando o momento que o nome do filho fosse chamado, pessoas de todos os lugares do estado, e dentre esses alunos estavam dois destaques deodorense ocupando cada vez mais espaço na ciência”, afirmou o especialista, que também é deodorense.

A secretária de Educação do município, Amanda Alves, também estava no evento e parabenizou os alunos pelos esforços e dedicação.

“São momentos como este que olhamos para atrás e vimos o quanto vale a pena todos os esforços, todo o nosso trabalho em prol da educação deodorense. Esse é um grande destaque, e o principal merecedor são esses alunos, que abraçam nossos incentivos e voam longe. Parabéns, meninos. Que venham mais prêmios assim”, desejou a secretária.

OAMEP

A Olimpíada Alagoana de Matemática de Escola Pública é uma realização de um corpo de professores da Universidade Federal de Alagoas, sendo uma premiação em âmbito estadual com as notas relativas a OBMEP.