Após 12 anos, servidores da Educação comemoram recebimento do rateio

Há mais de 10 anos, os servidores da educação municipal não recebiam o rateio.

Texto: Antônio Carlos Souto | Fotos: Wellington Alves

O salário do mês de fevereiro chegou e com ele um sonhos dos servidores da educação. Professores, merendeiras, diretores e demais servidores efetivos da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) estão comemorando o recebimento do rateio anunciado pelo Prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, no inicio deste mês. Há mais de 10 anos, os servidores da educação municipal não recebiam o rateio.

Para os servidores da SEMED, o Carnaval já começou com o pé direito. Após todos os servidores do município terem seus salários adiantados – pago nesta sexta-feira (21) – os funcionários efetivos da Educação foram beneficiados com um rateio. Mesmo com tantos investimentos na educação do município, a Prefeitura de Marechal Deodoro ainda conseguiu realizar um planejamento orçamentário para ratear todos os servidores da educação com um terço do salário. Os servidores efetivos estão comemorando a gratificação.

“Todos nós estamos comemorando. É um incentivo ao trabalho do educador. Traz mais motivação e nos dá uma força a mais para nosso crescimento. Estamos motivados para prosseguir. Completei 13 anos este mês [como concursada], e há 12 anos não tínhamos este rateio. Os efetivos estão felizes. Estamos vendo o prefeito cumprindo sua palavra e isto gera confiança”, afirmou Junia Maria, professora efetiva da Escola Municipal Maria de Araújo Lobo.

O projeto de Lei foi enviado à Câmara de Vereadores na primeira semana do mês do fevereiro. Em um vídeo divulgado em suas redes sociais, o prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, falou do benefício para a categoria.

“Em Marechal há mais dez anos que não tem rateio para os servidores da educação. Quero anunciar para vocês que em Marechal vai ter rateio sim. É um benefício e um sonho de todos servidores efetivos da Educação. Isso é graças ao trabalho da [Secretária de Educação] Amanda e toda equipe da SEMED, que veio buscando os avanços e polpando, economizando recursos para que a gente pudesse conseguir esse valor que será rateado. Com isso, a gente fortalece ainda mais e valorizar os nosso servidores da Educação de Marechal Deodoro”, garantiu.

O rateio foi garantido após três anos de planejamento orçamentário da Secretaria Municipal de Educação. Além do benefício direto aos servidores, essa organização financeira foi percursora de diversos outros investimentos, como na merenda e transportes escolar, reforma e manutenções das unidades educacionais, climatização das escolas, compra de novas mobílias e programas de estratégias de desenvolvimento da educação.