Novo sistema de abastecimento de água irá acabar com crise hídrica em Marechal Deodoro

Texto: Antônio Carlos Souto | Fotos: Hiarlley Sabino

A crise hídrica no município de Marechal Deodoro, consequência da falta de investimento de antigas gestões, está com os dias contados. Isso porque a obra de ampliação do sistema de abastecimento de água via Rio Niquim está a todo vapor. De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras, a nova rede irá distribuir 108 milhões de litros de água por dia, atendendo em média um deodorense a cada segundo.

O novo sistema de abastecimento de água, com captação oriunda de um trecho do Rio Niquim, irá acabar a falta de água em diversas localidades no município. O novo equipamento irá abastecer toda a região entre o Centro Histórico e Praia do Francês, fazendo com que toda a rede já existente seja direcionada para os canais – principais comunidades que sofrem com a falta de água.

Avaliada em cerca de 18 milhões de reais em recursos do Governo Federal, a obra foi um pleito do prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, em Brasília. Outras inciativas foram tomadas pelo município para combater a falta de água, como a perfuração de poços artesianos – aumentando a vazão para 113 m3/h e beneficiando mais de 18 mil habitantes – e a implantação de geradores nas bombas para evitar a falta de água durante as quedas de energia.

Toda a crise hídrica em Marechal Deodoro é consequência da falta de investimento das antigas gestões e o crescimento acelerado da população, hoje estimada em cerca de 60 mil habitantes. Esse conflito acarretou em um colapso no sistema de abastecimento de águas, que está sendo solucionado pela Prefeitura de Marechal Deodoro com iniciativas a médio e longo prazo.