Olhar para o futuro: programa garante exames oftalmológicos e óculos de grau para alunos da rede pública

O programa é contínuo, sendo realizado um levantamento anual, garantindo que pelo menos 1000 alunos recebam o atendimento e tratamento necessário por período.

Texto: Sthefane Ferreira e Antônio Carlos Souto / Fotos: Wellington Alves

Além de estruturar as unidades e desenvolver estratégias pedagógicas funcionais, a Prefeitura de Marechal Deodoro também está preocupada com a saúde dos estudantes na garantia de uma aprendizagem completa. Com isso, foi lançado o programa municipal “Olhar Para o Futuro”, que garante exames e consultas oftalmológicas para os alunos da rede pública municipal na busca de diagnosticar problemas de visão e inciar um tratamento eficaz.

De início, seis escolas da rede municipal estão participando do programa. Após a realização dos exames, caso seja identificado algum problema oftalmológico, o município garantirá o tratamento, seja pelo uso de óculos de grau ou aplicação de colírio. O programa será estendido para todas as unidades. O diagnóstico inicial, para fazer um levantamento dos alunos que sentia algum tipo de dificuldade na visão, foi realizado por meio do Teste Snelen.

A secretária de Educação, Amanda Alves, falou da importância do programa no ensino dos estudantes. “Estamos muito felizes em poder oportunizar isso para os nossos alunos e isso está diretamente ligado a melhoria da aprendizagem deles. O nosso objetivo é atingir todos os alunos que tiverem alguma dificuldade e com isso garantir que eles possam melhorar a aprendizagem”, afirmou.

Wilma Carla, que é mãe de uma aluna da Escola Municipal Edval Lemos e aprovou o programa  e agradeceu a Prefeitura pelo feito.

“Eu fiquei muito feliz com esse programa, porque eu não tenho condições de fazer exame e nem comprar o óculos, então essa foi a grande oportunidade que vi de levar minha filha para se consultar e fazer o exame”, expôs