Saúde Na Hora: Prefeito Cacau adere programa que amplia para noite serviços em Unidades de Saúde

De início, o programa irá funcionar nas UBS Vila Altina/Estiva e Terra da Esperança/José Dias

Texto: Sthefane Ferreira / Fotos: Wellington Alves

Visando ampliar o acesso aos serviços de saúde no município, o prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, lançou o Programa Saúde na Hora, nas Unidades de Saúde Vila Altina/Estiva e Terra da Esperança/José Dias. O lançamento aconteceu nesta quinta-feira (14), durante as ações da Semana da República.

A partir de agora, as duas unidades de saúde irão funcionar 12 horas por dia, possibilitando mais acesso ao atendimento de saúde para os moradores das comunidades. A Unidade de Saúde Vila Altina/Estiva irá funcionar das 8h às 20h, já a Unidade Terra da Esperança/José Dias, irá funcionar das 7 às 19h.

Com o Saúde na Hora, os deodorenses que trabalham pelo dia, poderão ter atendimento de atenção básica no período da noite. Além disso, o intuito do município também é desafogar as unidades de urgência e emergência, possibilitando que a população não precise se dirigir até a Unidade Mista 24h e Unidade de Pronto Atendimento (UPA), tendo atendimento de qualidade na própria unidade de saúde.

Para a secretária de Saúde, Tânia Queiroz com o Saúde na Hora, o município abre um leque de ações e serviços de saúde para a população.

“A gente está ampliando o acesso as pessoas que moram nessas áreas. Serão várias ações e serviços ofertados para a população. E com isso vamos desafogar as unidades de urgência e emergência, porque as unidades terão equipes de urgência, fazendo com que o deodorense resolva o problema de saúde na unidade próxima a sua residência”, afirmou.

O prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau falou da importância do programa para Marechal Deodoro.

“O Programa Saúde na Hora é fortalecimento da saúde de Marechal Deodoro. Com isso, os moradores que trabalham o dia todo, poderão ter atendimento de qualidade perto da residência. E além dos atendimentos de atenção básica, haverá também toda a estrutura para realizar atendimentos de urgência e emergência. Com isso estamos fortalecendo e garantindo saúde de qualidade para o povo de Marechal Deodoro, porque é para isso que estou aqui, para cuidar do povo dessa cidade”, expôs o prefeito.

SAÚDE NA HORA

O Programa Saúde na Hora, foi criado em maio deste ano, pelo Ministério da Saúde, e visa ampliar o acesso da população aos serviços da Atenção Primária, como consultas médicas e odontológicas, coleta de exames laboratoriais, aplicação de vacinas e pré-natal. Até o momento, o Ministério da Saúde recebeu 336 solicitações de adesão ao Saúde na Hora, em 65 municípios. Marechal Deodoro é o mais novo município a aderir ao programa.