Marechal Deodoro foi palco de grandes inaugurações e eventos durante a Semana da República. Relembre!

De 13 a 15 de novembro, a cidade de Marechal Deodoro, terra natal do Proclamador da República e primeiro presidente do Brasil, Deodoro da Fonseca, recebeu grandes eventos e ações de fomento do município.

Texto: Antônio Carlos Souto | Fotos: Wellington Alves

Durante a Semana da República, celebração alusiva ao dia da Proclamação da República, a cidade de Marechal Deodoro – berço do Proclamador – recebeu diversas ações, entre inaugurações, ordens de serviço e desfile cívico-militar. Além do prefeito Cláudio Filho Cacau, as ações contaram com a presença do Governador de Alagoas, Renan Filho. Os eventos aconteceram de 13 a 15 de novembro.

As ações iniciaram na quinta-feira (13). O prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau abriu a semana festiva com vistorias às grandes obras do município, como a construção dos PSF’s da Tuquanduba e Conjunto Gislene; Praça da Juventude e CREAS, ambas no bairro da Poeira; e a construção das unidades educacionais do Conjunto Gislene, Altina Ribeiro e Denisson Amorim, entre outras obras.

Ainda no primeiro dia, o prefeito Cacau participou também do lançamento da Delegacia Móvel da Policia Civil, na Massagueira, que tem a intenção de “levar a delegacia aos locais mais longínquos”, como explica o delegado da 17º Distrito Policial, Leonam Pinheiro. À noite, Cacau ainda inaugurou a quadra poliesportiva do Convento, no Centro.

O segundo dia de eventos também iniciou com inaugurações, desta vez, no bairro de Taperaguá – marco zero da centenária Marechal Deodoro – com a Quadra Poliesportiva da Escola Municipal Dona Maria de Araújo Lobo. Seguindo a programação, o prefeito Cacau visitou as obras de melhoria sanitária da Fazenda Horizonte, zona rural, e ampliação do sistema de abastecimento de água proveniente do Rio Niquim.

Na parte da tarde, o prefeito Cacau entregou a reforma de mais 45 casas pelo Programa Minha Casa Melhor, que vem revitalizando as residências atingidas pela enchente e fortes chuvas de 2017. Desta vez, as residências foram entregues no Povoado Cabreiras.

Encerrando a programação do segundo dia, foi lançado o programa Saúde na Hora, nas Unidades de Saúde Vila Altina/Estiva e Terra da Esperança/José Dias. Cacau explicou o objetivo e benefícios do programa.

“O Programa Saúde na Hora é fortalecimento da saúde de Marechal Deodoro. Com isso, os moradores que trabalham o dia todo, poderão ter atendimento de qualidade perto da residência e na parte da noite”, explicou.

Na sexta-feira (15), principal dia da semana, a cidade de Marechal Deodoro voltou a ser a capital do Estado de Alagoas por um dia, com a transição da sede administrativa do Governo de Alagoas para o município. O governador do Estado, Renan Filho, e toda sua comitiva se instalou no Palácio Provincial e em seguida assistiu ao desfile cívico-militar.

Seguindo a programação, o governador Renan e o prefeito Cacau inauguraram o Centro Integrado de Segurança Pública de Marechal Deodoro, o 23º do Estado. Por fim, na ocasião, também foi dada a ordem de serviço para a reforma da centenária Maternidade Imaculada Conceição, que estava fechada há anos por falta de investimentos de antigas gestões. A comitiva também visitou a obra de reconstrução da ponte sobre o Rio Estiva.