Alunos da rede pública iniciam aulas de primeiro socorros, em parceria com SAMU

Durante as atividades, os alunos contam com noções de primeiros socorros com quedas, fraturas e engasgo.

Texto: Sthefane Ferreira

Com o intuito de levar conhecimento e informação para os alunos da rede municipal, a Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio do Programa de Saúde na Escola (PSE) e em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Alagoas, está realizando atividades para que os alunos tenham noções de primeiros socorros. A ação iniciou na Escola Municipal Eleuza Galvão.

Nas ações são ensinados noções de primeiros socorros com quedas, fraturas e engasgo e como lidar com primeiros socorros em casa. Além disso, os alunos também são conscientizados sobre os trotes e seus malefícios. No final de cada ação, os alunos têm a oportunidade de participar de uma simulação de atendimento, em que um estudante se torna vítima e os colegas os socorristas, colocando o “paciente” na prancha, em seguida na maca e por fim na ambulância.

O Samu nas escolas foi um projeto iniciado em Maceió, capital do estado, e está sendo estendido para outras cidades de Alagoas, entre elas, Marechal Deodoro.