Prefeitura garante viagem de alunos deodorenses para a Olimpíada Brasileira de Robótica, no Rio Grande do Sul

A etapa nacional acontece dos dias 22 a 26 de outubro, na cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul.

Texto: Sthefane Ferreira / Fotos: Wellington Alves

Os alunos do 8º ano, da equipe Technord Alfa da Escola Municipal Araújo Lobo viajaram para a cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, onde disputarão a Etapa Nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica, que acontece de 22 a 26 de outubro. A viagem foi garantida pela Prefeitura de Marechal Deodoro após os alunos se classificarem em primeiro lugar entre as escolas públicas do Estado de Alagoas.

Visando incentivar as atividades de robótica no município, a Prefeitura de Marechal Deodoro custeou toda a viagem dos alunos, garantindo as passagens e hospedagem durante todos os dias da competição. Os alunos estarão competindo com mais de 100 equipes de todo o Brasil, entre o nível 1, que são alunos do 6º ano 8º, e nível dois, que são estudantes do 9º ao 3º ano do ensino médio.

Os alunos da Escola Araújo Lobo participam de atividades envolvendo a robótica desde o ano de 2017. Nos anos de 2017 e 2018 a escola obteve o primeiro lugar na etapa estadual, garantindo vaga para a competição nacional. Ainda em 2017, em Curitiba, os alunos ficaram em 8º lugar e receberam o prêmio de Melhor Design de Robô do país.  Já em 2018, em João Pessoa, os alunos ficaram em 14º lugar, ganhando o prêmio de Melhor Programação do Brasil. Além disso, em todos os anos, os estudantes se classificarem em primeiro lugar entre as escolas públicas do Estado de Alagoas.

Para o professor de robótica, Matheus Lima, as expectativas para este ano são boas. Matheus ainda agradeceu o incentivo feito pela Prefeitura de Marechal Deodoro para que a viagem pudesse acontecer.

“Recebemos a notícia que estaríamos aqui a menos de um mês. Tivemos pouco tempo para nos preparar, mas como estamos competindo há alguns anos, estamos prontos para fazer uma boa competição. O fato da Prefeitura nos incentivar a participar desse tipo de competição mostra que existe um compromisso por parte da Secretaria de Educação em elevar de patamar o sistema público de educação. Isso é muito bom e nos enche de expectativas para os próximos anos”, expôs.

Para a secretária de Educação, Amanda Alves, os alunos estão sendo destaque em todo o estado.

“Há três anos a robótica do nosso município vem sendo destaque no Estado. Esse ano como melhor equipe de escolas públicas, eles conseguiram a vaga para participar da Olimpíada Brasileira de Robótica no Rio Grande do Sul. Foi um investimento alto, feito pelo prefeito Cacau, para que esses alunos pudessem viver essa experiência. Já é o terceiro ano que eles viajam, ficando nas duas últimas vezes entre as melhores equipes do Brasil. Esses alunos levam o nome de Marechal Deodoro e de Alagoas para o Brasil”, afirmou.