Outubro Rosa: Prefeitura realiza caminhada em abertura ao mês de prevenção ao Câncer de Mama e Colo de Útero

A abertura aconteceu na tarde desta segunda-feira (07), no Centro Histórico e visa sensibilizar e alertar as mulheres sobre a doença

Texto: Sthefane Ferreira / Fotos: Wellington Alves

Com o intuito de sensibilizar e alertar as mulheres deodorenses sobre o Câncer de Mama e o Câncer de Colo de Útero, a Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria de Saúde realizou uma grande caminhada para abrir o Outubro Rosa no município. A caminhada aconteceu na tarde desta segunda-feira (07), e percorreu as ruas do Sítio Histórico.

Durante todo este mês de outubro, as Unidades de Saúde estarão realizando diversas atividades para conscientizar e alertar as mulheres deodorenses sobre o câncer. Entre as atividades serão realizadas exames de citologia, orientação e solicitação de mamografia, palestras sobre como cuidar da saúde, consultas, entre outros.

De acordo com o coordenador de Promoção à Saúde de Marechal Deodoro, Thácio Brito, o município irá alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero.

“Nós iremos intensificar as ações de promoção e prevenção da saúde, a fim de melhorar os indicadores de saúde associados à prevalência e incidência de Câncer de Mama e Colo de útero na população deodorense. Diversas ações serão realizadas nas unidades de saúde do município, para que as deodorenses possam ficar atentas sobre a importância de se prevenir contra essa doença que é tão grave”, afirmou.

“Esse mês é muito importante para nosso município, é o mês de prevenir nossas deodorenses contra o câncer de mama. E esse é o momento, de alertar a população para que se previnam contra essa doença, e por isso estamos aqui nessa caminhada, para alertar a população. Esse é o caminho, é da prevenção e da união”, expôs o prefeito Cacau.

A DOENÇA

O portal do Ministério da Saúde esclarece que o câncer da mama ocorre quando há um desenvolvimento anormal das células da mama, que multiplicam-se repetidamente até formarem um tumor maligno. O sintoma mais fácil de ser percebido pela mulher é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando menos de 1% do total de casos da doença. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não.

Confira a programação das Unidades de Saúde:

Cronograma OUTUBRO ROSA