Escolas Municipais realizam simulados nos moldes da Prova Saeb

Os simulados estão acontecendo regularmente de semanal ou quinzenalmente de acordo com o cronograma de cada unidade educacional.

Texto: Sthefane Ferreira / Fotos: Wellington Alves

Com o intuito de garantir bons resultados na avaliação da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), a Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria Municipal de Educação está realizando simulados nas turmas de 2º, 5º e 9º anos. As datas de aplicação dos simulados são escolhidas pela escola, de acordo com seus calendários, evitando prejudicar as atividades regulares.

Os simulados são aplicados semanalmente ou quinzenalmente nas turmas que farão a prova, que está prevista para o período de 21 de outubro a 01 de novembro. As provas aplicadas contam com o formato real da prova, mesmo número de questões e com o tempo exato de duração, para que os alunos fiquem qualificados para o momento de avaliação da prova SAEB.

Além disso, as atividades são parte das ações vinculadas à pactuação entre o município e o Governo do Estado através do Programa Escola 10. Com a nota da prova, junto com os dados de aprovação e reprovação, será dada origem à nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Para a Articuladora do Escola 10 no município, Emanuelle Souza, os simulados garantem que os alunos adquiram experiências para a prova do SAEB.

“A experiência tem sido muito interessante, pois nos permite antever algumas situações que podem ocorrer no dia da prova Saeb, possibilitando intervenções para evitar contratempos e garantir uma maior tranquilidade na aplicação da avaliação”, afirmou.

Já a Secretária de Educação, Amanda Alves, contou que a aplicação do simulado tem por objetivo trabalhar os descritores que a rede municipal de ensino tem mais dificuldade.

“Nós estamos apresentando aos alunos o modelo de aplicação de prova nos moldes da prova Saeb, que acontece a partir do dia 21 de outubro. A Semed está muito satisfeita com o empenho das unidades de ensino e de toda a comunidade escolar. O Programa Supera IDEB já é percebido como uma iniciativa de sucesso, que demandou mais investimentos na educação por parte do prefeito Cacau, mostrando sua prioridade em tornar Marechal Deodoro uma referência na Educação do Estado”, expôs a secretária.