Educação é Tudo: alunos da rede municipal iniciam prova do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, a Prova Saeb.

A prova acontece entre os dias 22 e 30 de outubro e tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino das escolas municipais

Texto: Sthefane Ferreira

Com o intuito de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro, os alunos das escolas municipais de Marechal Deodoro estão participando da prova do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, a Prova Saeb. As avaliações acontecem entre os dias 22 e 30 de outubro, sendo realizadas em três escolas por dia.

Com essa avaliação é obtido o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) dos municípios. A prova é aplicada a cada dois anos, em todo o Brasil. Na rede pública, todas as turmas de 5º e 9º ano participam da avaliação. No entanto, este ano, algumas turmas do 2º ano foram selecionadas por amostragem para participar da prova.

Em Marechal Deodoro, a Secretaria de Educação realizou uma série de avaliações internas e simulados para acompanhar o desenvolvimento dos estudantes, além de realizar todas as intervenções necessárias para garantir a melhoria constante da educação no município.

Para a Articuladora do Programa Escola 10 no município, Emanuelle Souza, as expectativas para a avaliação deste ano são as melhores.

“Desde a última edição em 2017, vem sendo empreendidos esforços para melhorar a aprendizagem e, consequentemente, o desempenho de nossos alunos. A Prefeitura tem dado todo apoio à Secretaria de Educação, com a contratação de professores para aulas de reforço, com o Projeto Marechal Supera IDEB. Além de melhorias da estrutura física das escolas e a formação continuada dos professores”, afirmou.