‘Dia da Educação’: reinauguração do NEI Adélia Cavalcante marca quarto dia de comemoração de aniversário da 428 anos da cidade

Na ocasião, o prefeito Cacau autorizou a reconstrução da Escola Altina Ribeiro, na Vila Altina. A unidade foi demolida para receber uma nova estrutura.

Texto: Antônio Carlos Souto | Fotos: Wellington Alves

Durante a semana de comemoração dos 428 anos de fundação da cidade e 192 anos de nascimento de Deodoro, a quinta-feira (01) foi marcada como o ‘Dia da Educação’. Dentre as ações, o prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, reinaugurou o Núcleo de Educação Infantil (NEI) Adélia Cavalcante Costa, em Taperaguá e autorizou a reconstrução da Escola Altina Ribeiro, na Vila Altina.

O dia começou com a demolição da estrutura da Escola Municipal Altina Ribeiro, na Vila Altina. O espaço será totalmente reconstruído, oferecendo uma estrutura com mais conforto, segurança e dignidade para as crianças e jovens da rede pública de ensino. O prédio da unidade escolar estava em situação precária e há mais de 10 anos não recebia uma manutenção.

“Na minha vida política, eu nunca imaginei que eu participaria de uma celebração para demolir uma escola, mas tudo isso é para o bem, porque vai ser levantada uma nova estrutura, uma nova escola para que os alunos possam ter mais dignidade”, afirmou o vice-prefeito, Walter Avelino.

Os alunos da Escola Altina Ribeiro foram encaminhados para o prédio da antiga Escola Sesi, no Centro Histórico, até a obra de reconstrução da unidade escolar ser finalizado.

Acompanhando de servidores públicos e embalados pela fanfarra da Escola Altina Ribeiro, o prefeito Cacau foi em caminhada até a Escola Governador Luiz Cavalcante, em Taperaguá. Lá, o prefeito visitou a unidade que recebeu manutenção no piso, pintura e restauração da quadra de esportes, climatização nas salas de aulas, e todo reparo para dar mais condições aos alunos e professores.

A comitiva seguiu em caminhada até a reinauguração do NEI Adélia Cavalcante Costa, em Taperaguá. A unidade passou por uma grande manutenção predial, recebendo troca de piso, uma nova coberta, manutenção das paredes, pinturas e implantação de azulejos, além de climatização e nova mobília em todas as salas.

O espaço é a maior creche do município, possui mais de quinze salas e foi uma das unidades mais precárias encontradas pela nova gestão. Com a reforma, a unidade emocionou e agradou aos alunos e funcionários, que vivem em situação precária.

“Meu nome é Maria Samara, estudo no pré dois com a professora Eliane. Estou representando meus coleguinhas do NEI Adélia Costa. Agradeço a Deus e o prefeito Cacau. A escola ficou linda e maravilhosa”, agradeceu a aluna.

NOVA MOBÍLIA

Na parte da tarde, o prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, entregou cerca de 2 mil mobílias escolares para todas as unidades educacionais do município que contam com Educação Infantil. Foram comprados pela Prefeitura camas, carteiras, jogos com mesas e cadeiras, fogões e mesas de refeitórios.

Receberam novas mobílias as Escolas Silvério Jorge; Governador Luiz Cavalcante; Professor Hamilton; Gouveia Lemos; João Batista de Vasconcelos; Joaquim Gama Filho; Jonas de Oliveira Pinto; Manoel Messias dos Santos; Edival Lemos; Professora Eleuza Galvão Rodas; Professora Lucas e Joviniano de Almeida Rodas.

Os NEI’s Adélia Cavalcante Costa; Benvinda Pau Ferro; Criança Feliz; Sonho Feliz; Ednalma Teixeira e Octávio Teixeira também receberam as mobílias.