Com mais de 390 alunos, Prefeitura dá início a mais uma edição do Preparando para o Futuro

O projeto visa preparar os alunos de 9º ano das escolas municipais para realizar as provas do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

Texto: Sthefane Ferreira / Fotos: Wellington Alves

Mais de trezentos alunos se inscreveram para participar da terceira edição do projeto Preparando para o Futuro, da Secretaria de Educação. O projeto visa preparar os alunos de 9º ano de todas as escolas municipais para realizar as provas do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). A aula inaugural aconteceu neste sábado (24), no Ginásio Poliesportivo Antônio José de Lima, no Barro Vermelho.

O principal intuito do projeto é recuperar os conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Gerais que, por ventura, os alunos tenham apresentado dificuldades de aprendizagem. Com as aulas do projeto os estudantes poderão concluir o ciclo do Ensino Fundamental prontos para o Ensino Médio.

Este ano, mais de trezentos alunos se inscreveram e estão tendo aulas de revisão de português, matemática e conhecimentos gerais todos os sábados, na Escola Municipal Araújo Lobo, em Taperaguá.

O Preparando para o Futuro teve início em 2017 e contou com 200 alunos inscritos, tendo 35 estudantes aprovados no IFAL. Já em 2018, foram inscritos 340 alunos e mais de 90 foram aprovados no Instituto Federal. No entanto, este ano, estão inscritos 392 estudantes para concorrer as 200 vagas ofertadas pelo IFAL.

Um dos alunos aprovados na prova do Instituto Federal, Claudemir da Silva falou a satisfação de ter participado do Preparando para o Futuro em 2018. Ainda de acordo com ele, o projeto não ajudou somente na aprovação o Ifal, mas também na aprovação escolar.

“Houve um avanço significativo no meu aprendizado com o Preparando. O projeto é belíssimo ajuda muito os alunos das escolas municipais, que além de se preparem para o ensino médio também conseguem passar na escola com tranquilidade. Então vocês que estão aqui hoje aproveitem essa oportunidade e aos aprovados estarei no Ifal para recepcioná-los”, afirmou o aluno.

O prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau firmou o compromisso com os alunos e falou do orgulho em ver os avanços que a educação municipal está tendo nos últimos anos.

“Vocês são capazes de serem aprovados no Ifal. Este ano, nós duplicamos o número de alunos estudando no Preparando para o futuro, temos mais de 300 alunos inscritos, e eu lanço aqui o desafio de vocês conseguirem as 200 vagas ofertadas pelo Instituto Federal. E eu acredito que vocês irão conseguir. E nós avançar ainda mais, contem comigo e acreditem que vocês são vencedores.