Saúde na Escola: Prefeitura inicia ações de atividade física com crianças da rede pública de ensino

Texto: Antônio Carlos Souto | Fotos: Wellington Alves

A Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), das Secretarias de Saúde e Educação, iniciou, nessa segunda-feira (08), ações que trabalham o circuito motor dos alunos das Escolas que contam com o Programa Crescer Saudável. A iniciativa faz parte do calendário do mês de julho da Secretaria de Saúde e conta com a parceria do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF).

Com o tema “Circuito motor”, as equipes estão trabalhando as crianças na faixa-etária de 02 a 10 anos da rede pública de ensino municipal para promover maior desenvolvimento motor. A iniciativa tem o objetivo de desenvolver e aprimorar a coordenação motora, o equilíbrio, noção espacial, lateralidade, agilidade, flexibilidade, força, paciência, dentre outros.

De acordo com a coordenadora do PSE, Isabelle Araújo, a atividade física na infância aumenta o desenvolvimento cognitivo, a criatividade, a socialização, a liderança e protege as crianças de lesões precoce.

“Essas ações fazem com que a criança se desenvolva para o futuro, brincando, aprendendo e assimilando melhor os movimentos. Também é uma forma de introduzir a prática de atividades físicas. Neste contexto é muito importante para um crescimento saudável e para que se torne algo prazeroso desde cedo”, afirmou.