Prefeitura inicia projeto de desenvolvimento de leitura e escrita com alunos da Educação Especial

A atividade iniciou nesta segunda-feira (15) e segue até o mês de novembro com alunos das salas de recursos e do Núcleo de Atendimento Educacional Especializado (NAEE)

Texto: Sthefane Ferreira / Fotos: Wellington Alves

Contribuir para o desenvolvimento da leitura e escrita dos alunos através de fábulas. É este o objetivo da Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria Municipal de Educação em dar início ao projeto “Viajando no Mundo das Fábulas”. A ação iniciou nesta segunda-feira (15) e segue até o mês de novembro nas escolas que contam com Salas de Recursos Multifuncionais e no Núcleo de Atendimento Educacional Especializado (NAEE).

O projeto surgiu devido a observação na necessidades do desenvolvimento dos alunos em leitura e escrita. Com isso, o município visa contribuir e estimular os estudantes para a leitura, para que tenham atitudes mais expressivas e criativas. Com esta atividade, os professores da rede municipal irão realizar atividades para despertar nos alunos o hábito da leitura e da escrita, além da interpretação textual, linguagem oral, ilustração, entre outros.

O projeto conta com 10 etapas e ao final, os professores deverão fazer um relatório do desenvolvimento, descrever as atividades trabalhadas e os resultados obtidos. Além disso, os professores também deverão detalhar os avanços dos alunos na linguagem oral e escrita. Ao final, os alunos irão fazer uma exposição com todas as ações trabalhadas, durante o período de realização do projeto.

A professora, Graça Neves, da Escola Municipal Eleuza Galvão Rodas, falou da importância de realizar essas atividades. “Nós temos crianças aqui que tem autismo mais severo, e com isso, nós iremos fazer com que eles tenham maior interação. Iremos adaptando as atividades para estimular eles na leitura e na escrita. Esse projeto vai fazer com que os alunos tenham mais interação, que queiram aprender a ler e a escrever”, afirmou.

As escolas que estão participando da ação são: Escola Municipal Maria Petronila de Gouveia, Escola Municipal Eleuza Galvão Rodas, Escola Municipal Joviniano Rodas, Núcleo de Atendimento Educacional Especializado (NAEE) e Núcleo de Educação Infantil (NEI) Octávio Teixeira.